CGE

8/11/2016 13:10:00

Ouvidoria escutando o Brasil

De janeiro a outubro deste ano, o Sistema de Gestão de Ouvidoria do Estado, coordenado pela Controladoria-Geral do Estado (CGE), contabiliza o registro de 81.639 manifestações da população, o que atinge a média de 8.164 l demandas por mês. Relatório elaborado pela Coordenadoria de Ouvidoria da CGE mostra que em outubro foram realizados 23.945 atendimentos, dos quais 13.034 respondidos, 6.441 em andamento, 3.818 atribuídos a outros órgãos e 652 pendentes (informação de 06/11/2016). Do total de manifestações em outubro, 19.968 tiveram entrada pelo portal de ouvidoria, 2.549 pessoalmente, 527 por meio do call center, 458 por e-mail, 429 por cartas e 14 por chat on-line, sendo que todas elas foram transformadas em processos registrados no Sistema Integrado de Gestão de Ouvidorias - SIGO.
Destes atendimentos 20.929 foram identificados, 2.069 anônimos e 947 sigilosos.

O maior número de demandas dos cidadãos em outubro foi para a Secretaria de Estado da Educação (18.961) com as reivindicações de pais, alunos e professores contrários à ocupação das escolas e greve dos professores, 2.191 para a Secretaria de Segurança, 1.107 para a Secretaria de Estado da Saúde, 551 para a Controladoria Geral do Estado – Coordenação de Ouvidoria, 393 para o Departamento Estadual de Transito – DETRAN, 223 para o IAP – Instituto Ambiental, 89 para o DER – Departamento de Estrada de Rodagem entre outros. Quanto às demandas registradas em outubro e que se transformaram em processos no Sistema Integrado de Gestão de Ouvidoria, 72 foram requerimentos de dados com base na Lei de Acesso à Informação (LAI); 5.237 foram reclamações, 5.127 denúncias; 231 sugestões; 13.111 pedidos gerais de informação e 167 elogios.

As áreas que mais tiveram reivindicações foram Educação Pública (17.986), segurança Pública (1.594), Saúde Pública (1.094), Trânsito (402) entre outros, essas informações são mais especificas, sendo que os assuntos mais demandados foram:

Greve dos professores

12.631

Ocupação das escolas

4.051

Comunicação de crimes e contravenções

954

Medicamentos

319

Processo Seletivo Simplificado

238


Os municípios paranaenses que mais demandaram foram:

Curitiba

7.916

Londrina

815

Maringá

804

Foz do Iguaçu

676

Paranaguá

420

Cascavel

349


Recebemos também demandas de municípios de outros estados.
A média de dias para atendimento dentro do mês de Outubro foi de 05 dias por reivindicações.
Todos os cidadãos interessados podem dialogar com o Governo do Estado do Paraná por meio da Controladoria Geral do Estado - Ouvidoria.
Os canais disponíveis são:
1. Em todos os sites dos órgãos do estado,
2. No Portal de transparência do Estado – www.transparencia.pr.gov.br
3. Pelo telefone – 0800 41 1113
4. Serviço de Atendimento Presencial ao Usuário, em todas as unidades do Estado,
5. Por meio de Carta para a Controladoria Geral do Estado no endereço abaixo Rua Mateus Leme, 2018 – 80530-010 Curitiba Paraná.

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