29/11/2016 17:00:00

Seminário encerra o primeiro ciclo do projeto que fomenta a Transparência Pública e o Controle Social

Foi realizado na Universidade Positivo (UP) (29/11), o seminário de encerramento do primeiro ciclo do projeto "Observatório do Executivo e do Legislativo", que tem por objetivo o fomento a transparência pública e o controle social.

O evento contou com a participação do Controlador Geral do Estado, Carlos Eduardo de Moura, que apresentou a “Transparência e o Controle Social, uma visão da realidade atual” e do Procurador de Justiça e Coordenador do Centro de Apoio Técnico à Execução - CAEX/MPPR, Bruno Sergio Galati, que explanou sobre a “Transparência nos Municípios do Paraná”.

Após as palestras magnas, os estudantes do curso de Direito da UP que participaram do projeto apresentaram o relatório das atividades desenvolvidas, cujo o primeiro ciclo foi realizado no período de 12 de setembro a 24 novembro de 2016, nas dependências do MPPR, no qual os alunos, monitorados pelos auditores, realizaram a auditoria de mais de 90 portais da transparência dos municípios e câmaras legislativas.

A proposta faz parte do acordo de cooperação técnica firmado entre a Controladoria Geral do Estado – CGE, Ministério Público do Paraná – MPPR e a Universidade Positivo – UP. Por meio desse convênio, pesquisadores, professores e estudantes do curso de graduação em Direito da instituição de ensino vem desenvolvendo atividades de estudo, pesquisa e extensão com a finalidade de disseminar, entre os participantes, os mecanismos existentes para o controle social do funcionamento das instituições da administração pública.

Ao finalizar o evento a professora Adriana Inomata – da UP, agradeceu a participação dos gestores públicos, comemorando o sucesso do projeto e anunciando a continuidade das atividades para o ano de 2017.