7/2/2017 15:23:18

CGE participa do encontro com os novos prefeitos do Paraná para tratar de Transparência e Controle das Contas Públicas

No encontro de Prefeitos de todas as regiões do Paraná e suas equipes na tarde desta segunda-feira (6) em Curitiba nas dependências da Superintendência da Policia Rodoviária Federal, em Curitiba, durante o Encontro Município Transparente, promovido pelo Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União (CGU) o Controlador Geral do Estado, CARLOS EDUARDO DE MOURA, enalteceu os trabalhos desenvolvidos pela Controladoria Geral da União no incentivo ao Controle dentro das instituições públicas.

Além do Controlador Geral do Estado, o evento contou com a participação do Superintendente da Policia Rodoviária Federal no Paraná – ADRIANO MARCOS FURTADO, do Presidente da Associação dos Municípios do Paraná – Prefeito de Santo Antônio do Sudoeste – RICARDO ANTONIO ORTINA e pelo Chefe do Escritório do Ministério da Transparência e Controladoria Geral do Estado no Paraná – MOACIR RODRIGUES DE OLIVEIRA.

A atividade aconteceu simultaneamente em todos os 26 Estados brasileiros, que teve a abertura realizada pelo Presidente da República - Michel Temer e pelo Ministro da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União - Torquato Jardim. Foram apresentados aos administradores municipais ferramentas que possibilitam a capacitação sobre medidas de aperfeiçoamento da gestão, de prevenção e combate à corrupção e de incentivo à transparência.

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União –CGU, registrou 5.268 inscritos em todo o Brasil, envolvendo 1.872 municípios. Em Curitiba, houve pelo menos 318 participantes, de 170 prefeituras paranaenses, além de técnicos e gestores de órgãos estaduais e federais.
Durante o encontro, foi lançado o Painel de Municípios, um site que consolida dados produzidos e coletados pelo Ministério da Transparência, desde 2012, sobre os 5.561 municípios brasileiros.

O objetivo é apoiar a gestão dos prefeitos, além de estimular nos cidadãos o exercício do controle social. A ferramenta permitirá a consulta sobre: relatórios de auditoria e fiscalização; valor de transferências de recursos federais; convênios celebrados com a União; denúncias e reclamações; operações especiais, além da relação de empresas declaradas inidôneas para contratar com Administração Pública.

Para o Controlador Geral do Estado, o importante é o intercâmbio de informação entre todos os gestores públicos, objetivando sempre um bem comum que é a transparência dos recursos públicos.

O Chefe do Escritório do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria Geral da União no Estado do Paraná, complementou que: “ o objetivo da proximidade com as Prefeituras é de que haja uma demanda crescente por capacitações, a exemplo do Encontro que se realizou. ”, e enfatizou a parceria que existe entre a CGE/PR e a CGU, que já começa a desenvolver atividades relevantes para atingir os objetivos propostos.