CGE

3/7/2017 10:18:15

Observatório da Despesa Pública do Paraná é destaque na apresentação dos Relatórios do Estudo de Compras Governamentais em Brasília

Os servidores do Observatório da Despesa Pública – ODP.Paraná, da Controladoria Geral do Estado - CGE participaram nos dias 13 e 14 de junho, em Brasília, do II Seminário de Apresentação dos Estudos de Compras Governamentais promovido pelo Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União -CGU.

O evento foi promovido pela Diretoria de Pesquisas e Informações Estratégicas (DIE) da CGU e contou com a participação de representantes dos Estados de Santa Catarina, Pernambuco, Minais Gerais, Paraná, Góias e também com os municípios de São de Paulo e Recife. Durante todo encontro foram realizadas apresentações, bem como, debates relacionados aos resultados das análises das Compras Governamentais Estaduais feitas pelas unidades do ODP de cada Estado e Município. Participaram ainda do Seminário, Espirito Santo, Ceara e Rondônia.

Para a abertura do evento, esteve presente o ministro interino da CGU, Wagner Rosário, que falou da importância do trabalho realizado pela CGU de forma integrada com os Estados e Municípios. Também estiverem presentes o diretor de Pesquisas e Informações Estratégicas, Gilson Libório e o Diretor de Gestão Interna, Sérgio Akutagawa. Ainda na abertura do evento, o gerente de projetos da DIE, Luciano Altoé, abordou todas as perspectivas e ações da rede ODP para 2017 e 2018, bem como, as inovações que serão adotadas relacionadas a inteligência aplicada ao monitoramento dos recursos públicos.

Durante a apresentação do ODP.Paraná, estiveram presentes ainda, o diretor de Tecnologia da Informação, diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, do corregedor adjunto da área econômica e do diretor de planejamento e coordenação das ações de controle.

Todo o trabalho realizado pela equipe do ODP.Paraná foi desenvolvido em Business Intelligence em parceria com a Celepar (Companhia de Tecnologia e Informação do Paraná) se tornando referência no cenário nacional.

Segundo o coordenador do ODP.Paraná, Guilherme Arruda, a participação da Controladoria no evento foi efetiva e permitiu demonstrar com clareza os avanços do Estado do Paraná no monitoramento das despesas públicas do poder executivo, com a utilização de ferramentas tecnológicas e recursos humanos capacitados.

ODP. Estadual

O Observatório da Despesa Pública no Paraná – ODP.Paraná, foi instituído pelo Decreto 4.334/2016, sendo resultado do Acordo de Cooperação Técnica celebrado entre o Estado do Paraná e a União, com o objetivo de promover o acompanhamento e controle dos gastos públicos.

É uma unidade permanente da CGE, voltada para a aplicação de metodologia científica, apoiada em tecnologia da informação de ponta, para a produção de informações que visam subsidiar e a acelerar a tomada de decisões estratégicas, por meio do monitoramento dos gastos públicos.
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.