3/7/2017 11:50:00

II Encontro de Agentes de Corregedoria Setorial do Estado do Paraná

Foi realizado no dia 21 de junho de 2017, no Auditório Mario Lobo, no Palácio das Araucárias o II Encontro de Agentes de Corregedoria Setorial do Paraná. Participaram do evento além dos agentes, membros convidados das Comissões Permanentes de Procedimentos Disciplinares das diversas Secretarias e órgãos do Estado.

O evento foi promovido pela Controladoria Geral do Estado - CGE e organizado pela Coordenadoria de Corregedoria.

Além da equipe da Coordenadoria de Corregedoria composta pela Dra. Angela de Carvalho Cunha, pelo Dr. Cláudio José Zerbeto Assis e Dra. Tereza Cristina Quintiliano Lopes, capitaneada pelo Prof. Jamil Abdanur Junior, o evento contou com a presença do Excelentíssimo Dr. Carlos Eduardo de Moura, Controlador Geral do Estado; do Diretor Geral da CGE, Dr. Gerson Luiz Ferreira Filho e do ilustre Prof. Daniel Ferreira, Pós-Doutor em Direito Administrativo e um dos mais renomados administrativistas do Brasil, como palestrante e convidado de honra.

Na abertura do evento, o Controlador Geral do Estado destacou a importância do controle interno como forma de prevenir atos de irregularidades no serviço público, destacando as prerrogativas da atuação da CGE e, consequentemente, da Coordenadoria de Corregedoria. O regramento serve como uma bússola, mostrando o caminho a ser seguido para precaver as irregularidades, afirmou o Sr. Controlador.

O Dr. Daniel Ferreira em sua brilhante exposição destacou a importância do trabalho da Corregedoria, o papel dos agentes de corregedoria setorial, o perfil do servidor público no século XXI e a necessidade de prévia disseminação da cultura institucional, a padronização de procedimentos e a correta apuração das faltas no âmbito interno de cada unidade respeitando-se as “peculiaridades” de cada secretaria ou órgão.

Lembrou, também, sobre a real razão-de-ser da Corregedoria no âmbito da Controladoria Geral do Estado, a saber, o poder de prevenção e precaução, corroborando com o entendimento já esculpido na Lei de criação da CGE e no seu Decreto regulamentador.

A segunda parte do encontro foi coordenada pelo Prof. Jamil Abdanur Junior – Coordenador de Corregedoria que apresentou os resultados do trabalho realizado pela Coordenadoria de Corregedoria no exercício de 2016 e no primeiro semestre de 2017, bem como, apresentou as suas expectativas em termos de resultados para o segundo semestre de 2017 e para o ano de 2018.

No planejamento estratégico da Coordenadoria de Corregedoria ações de capacitação, tais como cursos presenciais, curso na modalidade à distância (em desenvolvimento) e eventos como este, ocupam lugar de destaque.