17/10/2017 14:50:00

Inicia o 3º Ciclo do Projeto Observatório do Executivo e do Legislativo

Foi realizado na Universidade Positivo (UP) (06/10), o seminário de abertura do 3º Ciclo do projeto "Observatório do Executivo e do Legislativo", que tem por objetivo o fomento a transparência pública e o controle social.

O evento contou com a participação do Controlador Geral do Estado, Carlos Eduardo de Moura, do Superintendente da Controladoria Geral da União da Regional Paraná – CGU/PR, Moacir Rodrigues de Oliveira e da Coordenadora do Núcleo de Prática Jurídica da Universidade Positivo- UP, Thais Lunardi.

As palestras magnas, foram ministradas pela Prof.ª Ana Finger, que abordou aspectos da Lei de Acesso à Informação-LAI, com foco na visão legal. Na sequencia a estudante de jornalismo da UFPR, Débora Sögur Hous, que apresentou o case sobre sua participação na descoberta dos desvios de bolsas de pesquisa na UFPR, motivando ação da Policia Federal e do Tribunal de Contas da União.

A palestra de encerramento, foi ministrada pelo Secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União – TCU. João Manoel da Silva Dionísio, que abordou a interação da Administração Pública com o Controle Social, apresentando Cases sobre a atuação do TCU.

A proposta faz parte do acordo de cooperação técnica firmado entre a Controladoria Geral do Estado – CGE, Ministério Público do Paraná – MPPR e a Universidade Positivo – UP. Por meio desse convênio, pesquisadores, professores e estudantes do curso de graduação em Direito da instituição de ensino vem desenvolvendo atividades de estudo, pesquisa e extensão com a finalidade de disseminar, entre os participantes, os mecanismos existentes para o controle social do funcionamento das instituições da administração pública.

Ao finalizar o evento a professora Adriana Inomata – da UP, coordenadora do projeto junto a Universidade, agradeceu a participação dos gestores públicos, comemorando o sucesso do projeto e anunciando a continuidade das atividades para o ano de 2018.