CGE

26/10/2017 14:19:22

Rede de Controle e Gestão Pública promove encontro estadual

A Rede de Controle e Gestão Pública do Paraná promove nesta sexta-feira (27), no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná, o III Encontro Estadual da Rede de Controle da Gestão Pública. O evento terá enfoque na transparência, controle social e combate à corrupção.

O encontro reunirá representantes de instituições públicas, da iniciativa privada e da sociedade civil organizada, além de cidadãos em geral, para discutir o tema. “Esse tipo de ação é essencial para incentivar e fortalecer o controle social, tornar públicas e disseminar as boas práticas e projetos desenvolvidos, além de trazer novas ferramentas de controle para ajudar os gestores na administração do estado e dos órgãos vinculados a ele”, afirma o diretor-geral da Controladoria Geral do Estado e coordenador estadual da rede, Gerson Luiz Ferreira Filho.

No Paraná, uma série de ações foram tomadas para reforçar o controle e a transparência nas ações do Executivo. Para coordenar, controlar e avaliar as atividades internas do governo foi criada em 2012 – através da Lei nº 17.745/2013 – a Controladoria Geral do Estado do Paraná (CGE). A entidade é estruturada em quatro coordenadorias: Controle Interno, Corregedoria, Ouvidoria e Transparência, Controle Social e Prevenção a Corrupção. “São áreas correlatas que trabalham sempre em prol do fortalecimento do controle social e transparência”, destacou Ferreira Filho.

O diretor lembra ainda mais uma ação do Governo do Paraná para combater a corrupção, com a criação em 2015 de um site para denunciar irregularidades no Executivo Estadual: www.denunciecorrupcao.pr.gov.br.

“Esse canal foi um avanço, já que normalmente chegam várias demandas que são analisadas e, se necessário, enviadas para o setor de inteligência do Estado para verificação”, explica.

TRANSPARÊNCIA – Outro salto na transparência promovido pelo governo estadual, foi o Portal da Transparência do Paraná (http://www.transparencia.pr.gov.br). Lançado em 2012, o portal tem passado por mudanças constantes. A versão atual entrou no ar em 2016 e se consolidou como uma importante ferramenta de comunicação entre o cidadão e governo. São cerca de 60 mil acessos mensais.

“A transparência é uma diretriz de governo e a busca pelo aprimoramento do portal é contínua”, afirmou o secretário de Comunicação Social, Deonilson Roldo.

O portal traz informações completas sobre as receitas e despesas do governo, dados sobre a folha de pagamento dos servidores, entre outras questões, em alinhamento com a Lei de Acesso à Informação. O site inclui gráficos e links para facilitar a leitura dos dados.

RECONHECIMENTO – Em junho deste ano, o Portal da Transparência do Estado foi reconhecido pelo Comitê de Olho na Transparência, organização formada por representantes de órgãos da sociedade civil, como um dos mais eficientes e ágeis do Paraná. De acordo com a avaliação da entidade, o portal leva, de forma rápida, informações descomplicadas aos cidadãos.

SERVIÇO:

III Encontro Estadual da Rede de Controle da Gestão Pública

Data: 27 de outubro, das 13h30 às 17h30

Local: Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) - Praça Nossa Senhora da Salete, s/n, Centro Cívico, Curitiba – PR.

Inscrições podem ser feitas AQUI

Confira a programação completa AQUI
Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.