CGE

14/11/2017 14:07:23

CGE participa do III Encontro Estadual da Rede de Controle da Gestão Pública do Paraná.

No último dia 27/10, O Controlador Geral do Estado, Carlos Eduardo de Moura, compôs a mesa de abertura do III Encontro Estadual da Rede de Controle da Gestão Pública do Paraná, no Plenário da Assembleia Legislativa do Paraná - ALEP. O evento debateu diversos assuntos como transparência, controle social e combate à corrupção.

Encontro que reuniu representantes de instituições públicas e privadas, bem como, da sociedade civil organizada e comunidade acadêmica, para debater os temas.

O coordenador da Rede de Controle de Gestão do Paraná e também Diretor Geral da CGE, Gerson Luiz Ferreira Filho, iniciou os debates destacando a importância da discussão de temas de grande relevância e sempre atuais para a administração pública.

O evento contou com a presença do Ministro Weder de Oliveira, do Tribunal de Contas da União (TCU), o qual afirmou que os órgãos públicos estão perdendo credibilidade com a sociedade e por isso não devem ter por objetivo somente a divulgação dos atos oficiais, mas a transparência em seu aspecto mais amplo.

Aumentar o acesso à informação em diferentes canais de comunicação, garantir atuação livre da imprensa e despertar o interesse da sociedade em monitorar o controle oficial foram algumas sugestões para a melhoria do tema apontadas pelo jornalista Fabiano Angélico, especialista em transparência e combate à corrupção pela Universidade do Chile.

Os aspectos e efeitos da Lei Anticorrupção (12.836/2013) foram debatidos no terceiro painel do evento, com a participação do corregedor-geral da União, do Ministério da Transparência e Controladoria Geral da União (CGU), Antônio Carlos Vasconcellos Nóbrega e do delegado da Polícia Federal, chefe da Delegacia de Repressão a Crimes Financeiros e Desvios de Recursos Públicos do Paraná, Felipe Eduardo Hideo Hayashi, com a mediação do procurador da República do Ministério Público Federal, integrante da Força Tarefa da Operação Lava Jato, Roberson Pozzobon.

A palestra de encerramento apresentou os resultados do Projeto “Observatório do Executivo e do Legislativo”, fruto de um Acordo de Cooperação técnica, firmado entre a Controladoria Geral do Estado, a Universidade Positivo e o Ministério Público do Paraná.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.