CGE

14/3/2018 14:50:00

CGE e SECS anunciam a unificação dos Portais Institucionais no Portal da Transparência do Estado.

Em reunião técnica nesta terça-feira (13), o Secretário de Estado Comunicação Social, Deonilson Roldo e o Controlador Geral do Estado, Carlos Eduardo de Moura, anunciaram o novo módulo de transparência dos Órgãos e Entidades da Administração Pública, que estará diretamente integrada ao Portal da Transparência Estadual.

O acesso à informação de todos os Órgãos e Entidades do Governo do Estado, que hoje ocorre individualmente nos portais institucionais dentro de cada site oficial, será unificado no Portal da Transparência Estadual a partir de 27 de março.

Assim, sempre que o cidadão navegar na área de transparência nos sítios oficiais, ele será direcionado para este novo módulo que está sendo implementado, já com os respectivos filtros estabelecidos, acessando diretamente a informação que deseja.

De forma padronizada, ficará mais fácil a navegação do cidadão na busca por documentos e informações. Além disto, os dados ali presentes serão extraídos dos sistemas utilizados pelo Poder Executivo Estadual, prezando pela atualidade aos dados obtidos, pois a carga de documentos feita pelo Portal é diária. Permitindo também o download dos arquivos, inclusive em dados abertos, o que possibilita o cruzamento e tratamento das informações obtidas.

O Secretário de Estado da Comunicação Social destacou que “não se admite mais uma administração que não tenha o compromisso de prestar contas de seus atos permanentemente”.

Para o Controlador Geral do Estado, Carlos Eduardo de Moura, a sociedade tem papel fundamental na fiscalização das contas públicas. De acordo com ele, uma maneira de incentivar a participação social é disponibilizar os dados de acesso livre para que cada cidadão possa fazer este controle. "Há uma interação entre sociedade e governo no incremento do serviço público", ressaltou Moura 

O Coordenador de Transparência e Controle Social da Controladoria Geral do Estado, Matheus Klaus Gruber, destacou que “ o incremento e a evolução das ferramentas que permitem o controle, tanto por parte do Poder Público como por parte da sociedade, é primordial para que possamos ter acesso amplo aos gastos públicos e, consequentemente, exercer as atividades de controle interno e social, que, unificadas, contribuem para uma gestão eficiente do dinheiro público”.

O evento contou ainda com a presença do Diretor de Tecnologia e Informação da CELEPAR, Danilo Scalet, apresentando o Governo Digital, que integra os sistemas do Estado e entrega informações personalizadas ao cidadão.

O serviço é pioneiro no País e começou a ser implantado em caráter experimental no início deste ano. Assim como o Portal da Transparência, o Governo Digital quer facilitar, pelo meio digital, o acesso do cidadão aos serviços prestados pelo Estado.

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.