28/6/2018 16:49:42

CGE participa do I Seminário de Transparência na Administração Pública Municipal

A Controladoria Geral do Estado – CGE participou no dia 20/06 do I Seminário de Transparência na Administração Pública Municipal, realizado pelo Instituto Municipal de Administração Pública – IMAP, de Curitiba, no Salão de Atos do Parque Barigui.

Dentre os temas tratados, além da transparência como tema central, destaca-se a importância das Controladorias na prevenção e combate à corrupção, sendo utilizadas como ferramenta de gestão e apoio aos gestores públicos.

“O primeiro objetivo de uma controladoria não é de punir, mas de assessorar o gestor”, disse o Controlador-Geral do Estado do Paraná, Carlos Eduardo de Moura, que também ressaltou a importância da criação da frente de trabalho especializado no Estado, a Divisão Estadual de Combate à Corrupção.

Na continuidade dos trabalhos, o procurador do Ministério Público do Estado do Paraná, Rodrigo Régner Chemim Guimarães tratou do tema “ Mãos Limpas e Lava Jato - o combate à corrupção sistêmica. ”

Já o Delegado de polícia Renato Basto Figueroa apresentou suas considerações sobre “Novas técnicas investigativas e o combate à corrupção”
Representando a CGE, o Coordenador do Observatório da Despesa Pública do Paraná – ODP apresentou os resultados gerados pelo Observatório, que é uma unidade permanente da CGE, voltada para a aplicação de metodologia científica, apoiada em tecnologia da informação de ponta, para a produção de informações que visam subsidiar e acelerar a tomada de decisões estratégicas, por meio do monitoramento dos gastos públicos.

Segundo o Coordenador, o objetivo do ODP.Paraná é contribuir para o aprimoramento do controle interno e funcionar como ferramenta de apoio à gestão pública.