Ouvidoria Geral

29/6/2018 16:50:00

Controladoria Geral do Estado - CGE dá início à reestruturação da Rede de Ouvidorias

A Secretaria de Estado da Educação será o primeiro órgão do estado a passar por um processo de reestruturação por meio de cursos de capacitação e atualização do sistema integrado de gestão de ouvidorias. A Controladoria Geral do Estado (CGE), que irá coordenar a atualização com o objetivo de aprimorar a interatividade do Governo do Estado com a população.

O curso de capacitação terá duração de 80 horas para os servidores que atuam na Ouvidoria, da pasta. Também será feita uma atualização do Sistema Integrado de Gestão de Ouvidorias (SIGO) que recebe as reivindicações que chegam as ouvidorias e acompanha os trâmites das providências dos atendimentos.

A proposta foi apresentada pelo diretor geral da CGE, Gerson Luiz Ferreira Filho, com o apoio da Técnica Barbara Krysttal e pelo ouvidor Geral do Estado, Roberval Rizzo Castilho, à secretária da Educação, Lucia Cortez, nessa sexta-feira (29), em Curitiba. “É um passo importante para aproximar ainda mais os canais de comunicação da Secretaria da Educação com a população paranaense”, disse a secretária.

Somente nos seis primeiros meses do ano letivo, os 35 canais de ouvidoria da SEED receberam mais de 50 mil atendimentos. “Essa reestruturação é importante para que os casos que chegam até a ouvidoria, por exemplo, sejam resolvidos com mais agilidade e precisão”, disse a ouvidora da Secretaria da Educação, Margarete Maria Lemes.

Roberval Castilho destacou que os ouvidores são responsáveis por dar voz aos cidadãos. “A partir dos pedidos da população, contribuímos com o a modernização da máquina pública para tornar os serviços do Estado mais eficientes e efetivos”, disse.

Por sua vez a Técnica, Barbara Krysttal analisou que “o estímulo da Controladoria Geral em capacitar os servidores de ouvidoria pautada na visão integrada de Sistema de Controle e Controladorias frente as atribuições das unidades com enfoque em resultados é a validação do comprometimento do fomento do controle institucional “ .