4/7/2018 16:40:00

A Governadora do Estado, inaugura sede da Divisão de Combate à Corrupção

A nova sede da Divisão de Combate à Corrupção, foi inaugurada pela governadora Cida Borghetti nesta quarta-feira (04), com a presença do Controlador Geral do Estado, Carlos Eduardo de Moura, o Secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Júlio Reis e o Chefe da Divisão de Combate à Corrupção, Renato Figueiroa.

Criada por decreto da governadora, em 5 de maio deste ano, a unidade é da Polícia Civil do Paraná e integrada pela Controladoria Geral do Estado – CGE, e também, pela Polícia Militar - incluindo a polícia ambiental e rodoviária e Receita Estadual, com seus trabalhos voltados a prevenção e o combate a crimes econômicos e contra a administração pública.

A Governadora Cida disse que, com a integração das forças de segurança com outros órgãos estaduais de controle e fiscalização, e a criação do espaço para a Divisão de Combate à Corrupção, o Paraná registra um grande avanço e se coloca como exemplo para o Brasil.

A Governadora frisou que: “Não vamos tolerar desvio de conduta de forma alguma. A população está cansada de tantos desvios e não tenho dúvida de que vai colaborar muito com a equipe desta nova Divisão. Onde vou, procuro divulgar os canais de denúncias.

Infelizmente convivemos com a corrupção não só no serviço público, mas também no privado, e chegou a hora de dar um basta”. “É importante salientar que o combate à corrupção é também a melhor maneira de buscar equilíbrio financeiro do Estado”.

A nova Divisão engloba o Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos (Nurce) e coordena as ações de combate à corrupção.
Durante inauguração a governadora Cida Borghetti assinou o Termo de Cooperação, para integrar as atividades da Divisão com as da Controladoria Geral do Estado. O objetivo é dar maior eficiência e celeridade as investigações e apurações de irregularidades administrativas e criminais recebidas na Controladoria.

Para o Controlador Geral do Estado, Carlos Eduardo de Moura, o trabalho conjunto dá mais efetividade às denúncias e solicitações recebidas pelo órgão. “Nosso material é encaminhado para a Polícia Civil, Ministério Público e Tribunal de Contas. Agora se abre a perspectiva de avançar ainda mais no controle, e a sociedade está mais que nunca convocada a participar conosco no combate à corrupção. ”, afirmou.

As denúncias podem ser realizadas pela internet em qualquer site institucional do Estado do Paraná, através do link no banner “DENUNCIE CORRUPÇÃO” e em todos os canais de ouvidoria que compõe o Sistema Integrado de Gestão de Ouvidorias - SIGO, por telefone no 0800 41 11 13 ou pelo Disque - Denúncia 181 , e ainda de forma presencial na sede da Controladoria Geral do Estado – CGE, ou na sede de qualquer órgão ou entidade que compõe o Poder Executivo Estadual. As denúncias também podem ser enviadas por correspondência.

As denúncias podem ser realizadas de forma anônima, sigilosa ou identificada. As informações serão coletadas e encaminhadas para a Divisão de Combate à Corrupção que realizará o tratamento das informações, verificará os indícios e realizará a abertura das investigações.

PRESENÇAS - Estiveram presentes no evento a Comandante-Geral da PM, Coronel Audilene da Rosa; o Delegado-Geral da Polícia Civil, Naylor Gustavo Robert de Lima; o Chefe da Casa Militar, Coronel Maurício Tortato; os Secretários de Comunicação, Alexandre Teixeira; da Cultura, João Luiz Fiani, e de Desenvolvimento Econômico, Virgílio Moreira Filho, e os servidores da Controladoria Geral do Estado, além de demais autoridades e servidores de outros órgãos.

Fonte: AEN- com adaptações.