I SIMPÓSIO PARANAENSE DE JUSTIÇA, ÉTICA E COMPLIANCE

REALIZAÇÃO: Secretaria de Justiça, Família e Trabalho – SEJUF; APAEX – Associação Paranaense dos Ex-bolsistas Brasil e Japão; e Federação do Comércio do Paraná-FECOMÉRCIO.
CORREALIZAÇÃO: Escola de Educação em Direitos Humanos, Controladoria-Geral do Estado do Paraná e Escola de Gestão/SEAP.

LOCAL DE REALIZAÇÃO:
Teatro do SESC da Esquina
Rua Visconde do Rio Branco, 969, Mercês, Curitiba - PR

Objetivo Geral
O evento tem como objetivo geral sensibilizar e capacitar os profissionais dos setores público e privado, tais como funcionários das Secretarias de Estado do Paraná, Sociedades de Economia Mista com capital majoritário do Estado do Paraná, empresários, sociedade civil e o público acadêmico sobre a importância da Ética, da Justiça, da Integridade, da Governança e do Compliance.

Servidores públicos, empresários, profissionais e estudantes.

8h às 8h30 – Café da Manhã e Credenciamento.
8h30 às 9h – Abertura – Mesa de Autoridades
Painel 1 – COMPLIANCE ANTICORRUPÇÃO, INVESTIGAÇÕES e COOPERAÇÃO
Mediador: Felipe Eduardo Hideo Hayashi, Chefe da DELECOR/PR (2015/2019), integrante da equipe original da Operação Lava Jato (2014/2019) e atualmente Chefe do Departamento de Justiça do Paraná (2019/2020).
9h às 9h45 – Luciano Flores de Lima, Superintendente da Polícia Federal no Paraná.
9h30 às 10h15 – Carlos Fernando dos Santos Lima, Procurador da República (1995/2019), membro da Força-Tarefa Lava Jato (2014/2018)  Master of Laws por Cornell Law School (class of 2009).
10h15 às 11h – Carlos Ayres, Pós-Graduado em Direito Penal Econômico pela Universidade de Coimbra e Mestre em Direito Comparado pela University of Florida/USA. Professor dos cursos de Compliance, Direito Penal Empresarial e Direito Administrativo na FGVLaw em São Paulo. Trabalhou em escritório internacional em Chicago e na enforcement division da U.S. Securities and Exchange Commission em Washington/DC.
11h às 11h45 – Perguntas e Debate.
11h45 às 12h – Ney Leprevost, Secretário de Justiça, Família e Trabalho – Tema: Justiça e Ética.

12h às 13h30 – Almoço

Painel 2 – ÉTICA E PROTEÇÃO DE DADOS
Mediador: Luiz Gustavo Gomes Andrioli, Secretário de Controle Externo do Tribunal de Contas da União no Paraná e Presidente da Rede de Controle da Gestão Pública no Paraná.
13h30 às 14h – Pedro Carmona Gallego, Diretor da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná – CELEPAR.
14h às 14h30 – Cristiano Lisboa Yazbek, Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação – IBPT – Tema: Acesso à Informação Pública versus Proteção de Dados.
14h30 às 15h – Rodrigo Pironti Aguirre de Castro, Pós-doutor em Direito pela Universidade Complutense de Madrid. Doutor e Mestre em Direito Econômico pela PUCPR. Advogado e parecerista.
15h às 15h30 – Perguntas e Debate.
15h30 às 16h – Coffe Break
Painel 3 – GOVERNANÇA, GESTÃO DE RISCOS e CONTROLE INTERNO
Mediador: Rodrigo Schmidt, Coordenador de Compliance e Assessor de Relações Internacionais da Fecomércio, Presidente da APAEx.
16h às 16h30 – Raul Siqueira, Controlador-Geral do Estado do Paraná.
16h30 às 17h – Vicente Loiácono Neto, Diretor de Governança, Risco e Compliance da Companhia Paranaense de Energia – COPEL.
17h às 17h30 – Rita de Cassia Gorny Becher, Gerente de Governança, Risco e Compliance da Companhia de Saneamento do Paraná - SANEPAR.
17h30 às 18h – Sistema S.
18h às 18h30 – Perguntas e Debate.
18h30 às 19h10 - PALESTRA DE ENCERRAMENTO - Deltan Dallagnol, Coordenador Geral da Força-Tarefa da Operação Lava Jato – Tema: Aspectos Comportamentais do Compliance.
Espaço para perguntas.
19h30 - Encerramento.