CGE busca opinião de beneficiários do kit merenda escolar 14/08/2020 - 15:32

A Controladoria-Geral do Estado acompanhou parte da distribuição dos kit merenda escolar feita nesta sexta-feira (14) em 2.143 escolas estaduais do Paraná. Equipe da CGE - Itinerante, formada por servidores das coordenadorias de Ouvidoria e de Transparência e Controle Social, foi conversar com beneficiários na Região Metropolitana de Curitiba.

O objetivo da ação é verificar a efetividade do programa, criado para o enfrentamento da Covid-19, e divulgar os canais de comunicação entre população e Governo Estadual. Para Cristiano Pereira, da Coordenadoria de Transparência e Controle Social, foram colhidas observações dos beneficiários que podem melhorar o serviço prestado pela administração pública.

“Fizemos 91 entrevistas, sempre respeitando os protocolos de segurança por causa da pandemia”, disse Pereira. Segundo ele, muitas pessoas desconhecem os canais oficiais para solicitações ou reclamações e não são impactadas pelas mídias atuais. “Por esse motivo, visitamos os locais de atendimento ao público para estreitar o relacionamento do governo com o cidadão”.

OPINIÕES – Ricardo Humberto, da Coordenadoria de Ouvidoria, participou das entrevistas com pessoas que aguardavam atendimento e àquelas que tinham acabado de receber o benefício. Sempre guardadas as medidas de segurança, era perguntada a opinião do beneficiário quanto à sua satisfação com relação à estrutura da entrega do benefício e qualidade do atendimento. Também era solicitada para melhoria para as próximas entregas do kit merenda escolar.

“É gratificante poder ter esse contato próximo com o cidadão que mais depende de serviços da administração pública. Na Ouvidoria recebemos a maioria das solicitações por meios eletrônicos e agora pudemos divulgar nosso trabalho, que é ajudar as pessoas a se manifestarem junto ao poder público”, disse Humberto.

As visitas foram feitas no Colégio Estadual Deputado Arnaldo Faivro, no bairro Estância, em Pinhais; e o Colégio Estadual Rosilda de Souza Oliveira, na Planta Guarituba Pequena, em Piraquara. O trabalho da CGE, já feito em outras entregas, continuará nas próximas, como ação de ouvidoria e controle social.

KITS - A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte explica que os kits de merenda são enviados para as escolas pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar). Cada instituição recebe a quantidade de produtos correspondente ao número de alunos matriculados, e o diretor tem a autonomia para preparar os kits e distribuí-los conforme a demanda da comunidade.

A entrega dos kits foi regulamentada pelo Decreto nº 4.316/2020, do Governo do Estado, e pela Resolução nº 901/2020, da Secretaria de Estado da Educação. Ela ocorre quinzenalmente em todas as escolas estaduais do Paraná. Os kits são montados com os alimentos que seriam utilizados para a produção da merenda dos alunos da rede e são destinados para as famílias em situação de maior vulnerabilidade neste momento.

SERVIÇO:

Ouvidoria Geral do Estado

Correspondências: Rua Mateus Leme, 2.018 - Centro Cívico - Curitiba / CEP 80530-010.
Telefone: 0800 41 1113
WhatsApp: (41) 3883-4014
Internet: Ícones “Fale com o ouvidor” ou “Ouvidoria”, disponível em todos os sites do Governo do Estado.

GALERIA DE IMAGENS