CGE conclui primeira capacitação de agentes de controle interno 23/01/2020 - 16:55

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) terminou, nesta quinta-feira (23), o 1.º Ciclo de Aperfeiçoamento de Controle Interno. Agentes de órgãos e entidades do Poder Executivo foram orientados sobre procedimentos para acompanhamento de políticas públicas. O próximo encontro, marcado para o mês que vem, tratará do compartilhamento de dados e informações pelos sistemas disponíveis, bem como instruções sobre prestação de contas.
Para Luci Netska, coordenadora de Controle Interno da CGE, a atividade está sendo reforçada na atual gestão para combater desvios de conduta e corrupção. “Tivemos retorno muito bom dos participantes, que compreenderam o novo momento do Estado e a importância que é dada ao controle dos procedimentos administrativos”, comentou Luci.
Os agentes terão mapeados o Plano Plurianual 2020-2023 e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Assim, poderão verificar se os recursos estão sendo usados adequadamente e se a política está atingindo os objetivos propostos. Essa atribuição aos agentes de controle interno complementa a de acompanhamento dos processos administrativos, que já é executada pelos servidores.
Com a finalidade de garantir autonomia e segurança a esses servidores a Controladoria-Geral do Estado (CGE) emitiu a Resolução 04/2020, em que regulamenta diretrizes, atribuições e vedações dos agentes de controle interno. Eles integram os Núcleos de Integridade e Compliance da adminstração direta ou são responsáveis pelo controle interno das empresas públicas, das sociedades de economia mista, dos serviços sociais autônomos e dos órgãos de regime  especial.
ORIENTAÇÃO – A coordenadora explicou que sua equipe está preparada para dar suporte aos agentes de outros órgãos. “Pretendemos qualificar os agentes para que executem as novas atribuições com excelência, sabendo que sempre estaremos disponíveis para sanar dúvidas e prestar apoio quanto ao conteúdo exposto”, disse Luci.
Os agentes podem tirar dúvidas pelo telefone 3883-4026 ou pelo email cci@cge.pr.gov.br.

GALERIA DE IMAGENS