Controladoria mostra suas ações em apresentação no Palácio Iguaçu
13/05/2019 - 17:00

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) apresentou o cronograma de implementação do programa de Compliance na administração direta e reforçou junto aos secretários, diretores de autarquias e presidentes de empresas públicas a necessidade de observar as normas de integridade nas decisões.

O programa está sendo implementado nas secretarias de Comunicação e de Cultura, de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas, de Infraestrutura e Logística e Planejamento e Projetos Estruturantes. “Esse plano é um mapa, um roteiro que o secretário deve utilizar na gestão da sua pasta considerando o código de ética”, explicou Raul Siqueira, controlador-geral do Estado.

Ele também destacou que a apresentação teve como intuito reforçar o compromisso da alta administração estadual com o programa. “Precisamos alimentar ele periodicamente. As ferramentas são justamente comunicação e treinamento. Vamos incessantemente comunicar os gestores de que eles precisam respeitar a ética e a integridade na tomada das decisões”, completou.

LINHA DE DEFESA - Gilberto Antonio de Souza Filho, assessor da CGE, afirmou que a população reivindica transparência, eficiência e tem intolerância à corrupção. Segundo ele, com o programa, o Paraná passa a ter três linhas de defesa contra desvios de conduta: a primeira composta pelos grupos setoriais administrativos das secretarias; a segunda, por agentes do núcleo de integridade e compliance, vinculados às pastas e monitores das ações da CGE; e a própria CGE como órgão que orienta e recebe as demandas da população.

O controlador-geral ainda destacou que a primeira fase de implementação atende a administração direta, mas que a segunda vai envolver órgãos da administração indireta. O deputado estadual Hussein Bakri, líder do Governo no legislativo, destacou que o projeto de lei que institui o programa em caráter permanente em todo o Estado deve ser votado nas próximas semanas na Assembleia Legislativa do Paraná.

GALERIA DE IMAGENS