Estado retoma pesquisa de satisfação com usuários de serviços 31/01/2020 - 14:37

A Controladoria-Geral do Estado continua na próxima semana pesquisa de satisfação com usuários de serviços do Governo do Estado. Neste semestre, serão visitadas unidades das Secretarias da Saúde e da Segurança Pública.

A equipe da CGE Itinerante também estimula o cidadão a usar os canais de comunicação com a administração pública.

O trabalho começou no segundo semestre de 2019, com entrevista a quem procurou o Detran ou algumas unidades da Secretaria da Saúde. Cerca de 900 pessoas conversaram com a equipe da CGE, composta por servidores das coordenadorias de Transparência e Controle Social e de Ouvidoria. O resultado será apresentado aos gestores das áreas, como contribuição para melhoria do serviço.

As secretarias foram escolhidas por registrarem atendimento presencial significativo. As unidades a serem visitadas e as datas não são divulgadas para que o aviso não interfira no resultado da pesquisa.

RELACIONAMENTO – O controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, disse que o objetivo é verificar a relação do usuário com as unidades que prestam atendimento presencial. Ao mesmo tempo que ouve as expectativas da população, a equipe da CGE informa como o cidadão pode entrar em contato com o Governo do Estado, para registrar reclamação, sugestão ou denúncia.

“A administração estadual está preocupada com o paranaense. Queremos melhorar o atendimento prestado e a forma que escolhemos é aumentar a proximidade com o cidadão que precisa recorrer aos serviços do Estado. Assim, também reforçamos o trabalho do controle social, fundamental para um governo transparente e efetivo”, afirmou o controlador-geral.

RODÍZIO – Nos locais escolhidos, os servidores da CGE abordam os usuários com um rápido questionário sobre o grau de satisfação com o serviço e em que ele poderia melhorar. “Na primeira fase da pesquisa, obtivemos boa receptividade das pessoas. Boa parte dos problemas relatados estão relacionados a informações mal-compreendidas ou orientações ineficientes”, disse Cristiano Pereira, do Controle Social.

Suelen Ferreira da Silva faz parte da Ouvidoria e contou que a maioria das pessoas se sente acolhida pela CGE Itinerante. “O cidadão se sente respeitado quando lhe é dada a chance de se manifestar sobre o serviço. Não queremos esperar o usuário reclamar, vamos até ele para verificar em que o atendimento pode ser melhorado e se suas expectativas são atendidas”.

VOZ – Os canais de comunicação com o governo, como Portal da Transparência e Ouvidoria, são divulgados durante a pesquisa. “Estimulamos as pessoas que ficam inseguras de reclamar ou pedir informações a procurarem o governo”, disse Suelen. O cidadão tem disponível além do site www.transparencia.pr.gov.br, em que estão os dados previstos em lei, meios para fazer perguntas ou denúncias.

O cidadão pode receber atendimento pelo telefone 0800 41 1113 ou pelo aplicativo Whatsapp (41)3883-4014. Os atendimentos presenciais são feitos na Controladoria-Geral do Estado (CGE), na Rua Mateus Leme, 2.018, bairro Centro Cívico, em Curitiba; solicitações por carta devem ser enviadas ao mesmo endereço com o CEP 80530-010. As manifestações também podem ser feitas pelo e-mail (ouvidoria@cge.pr.gov.br) ou pelo formulário disponível na página da CGE (www.cge.pr.gov.br), no botão Ouvidoria.