Exposição no Palácio Iguaçu mostra redações sobre corrupção 07/02/2020 - 10:37

Os textos vencedores do 1º Concurso de Redação da Controladoria-Geral do Estado estão expostos no térreo do Palácio Iguaçu, no Centro Cívico, em Curitiba. São 10 trabalhos de alunos do Ensino Médio, sobre o tema “A corrupção, seus reflexos comportamentais e impactos na sociedade”, com o objetivo de suscitar o debate público sobre o assunto. A exposição pode ser visitada das 8h às 17h, por 20 dias, nesse endereço.

O concurso foi lançado junto com as ações do aniversário da Controladoria-Geral do Estado, no fim de outubro, e a premiação ocorreu em 9 de dezembro, no 2º Simpósio Paranaense de Combate à Corrupção - Fazendo a coisa certa, promovido pela CGE. Os alunos receberam bolsas de estudo para a Fapi – Faculdades de Pinhais, para qualquer um de seus 14 cursos, para o Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin) da Universidade Federal do Paraná e para curso de informática no Dataenter.

GANHADORES - O concurso foi idealizado pela CGE para chamar os adolescentes para a discussão dos reflexos da corrupção na sociedade. “Ao contrário do que admite o senso comum, a corrupção não nasceu junto aos políticos, sua origem é a sociedade, que por meio de pequenas infrações sustenta uma cultura de ‘jeitinho’”, escreveu Ângela Pienegonda Terres, que conquistou o 1.º lugar.

Os outros ganhadores, de acordo com a ordem de classificação, foram: Guilherme Antunes, Maria Clara Xavier de Souza, Giuliana Tuler de Oliveira, Bruna Teixeira Amorim, Giovani Trierweiler Alves, Matheus Eduardo Antunes Gomide, Luciano Augusto Gasparin, Matheus Kleves Caetano Gonçalves e Maísa Ribeiro Leone Silva. Todos são alunos do último ano do Colégio Estadual do Paraná, parceiro na promoção do concurso.

ITINERANTE – A Coordenadoria de Transparência e Controle Social da CGE organizou o concurso e ficou responsável por montar a comissão que selecionou as dez melhores redações. “Percebemos o alto nível de consciência dos alunos quanto à necessidade de combater a corrupção para melhorarmos o país. A maioria delega à família e à escola o papel de orientação para a legalidade e coação a atos ilegais e de desvios de conduta”, comentou o coordenador Matheus Gruber.

Segundo ele, o objetivo é levar a exposição, composta por 10 seis painéis, para escolas e universidades. “Queremos divulgar o trabalho desses jovens, que reflete o pensamento da geração que forma a sociedade do futuro. Acreditamos que isso incentive todos a pensar sobre o assunto e a refletir sobre os atos cotidianos”, disse Gruber.

VISITAÇÃO - Para visitar somente a exposição basta levar um documento com foto. Porém, se o interesse for prolongar a visita para todo o Palácio Iguaçu, que além da arquitetura abriga obras de arte de artistas paranaenses, é necessário fazer o agendamento com o Cerimonial do Governo do Estado, seja visita individual ou em grupos. O telefone para agendar o passeio é 3350-2983.