Palestra sobre ética e integridade abre simpósio de combate à corrupção 13/06/2019 - 11:55

O 1º Simpósio Paranaense de Combate à Corrupção na Administração Pública começa às 19h desta quinta-feira (13). Mais de 300 pessoas vão assistir a palestras e debates com profissionais que apontarão novos mecanismos para garantir a integridade e legalidade das ações oficiais. O governador Carlos Massa Ratinho Júnior participará da abertura do evento, que também terá palestra do doutor em filosofia e escritor Luiz Felipe Pondé, sobre ética e integridade.

O simpósio é organizado pela Controladoria-Geral do Estado, que programou para a sexta-feira (14) encontros para debater políticas públicas e mecanismos, como o compliance, de combate à corrupção. “As inscrições superaram o número de vagas rapidamente, o que mostra o interesse e a grande demanda por este tipo de discussão”, comentou o controlador-geral Raul Siqueira.

EXEMPLOS - Siqueira abre o segundo dia do simpósio abrindo o painel “O programa de compliance na administração pública”, em que apresentará a lei que regulamentou o programa no Paraná e que foi recentemente assinada pelo governador. Antes de cada mesa-redonda, Copel, Fomento Paraná e Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), que já implantaram o programa de compliance, explicarão qual foi o impacto da adoção esse sistema nas empresas.

“Vamos mostrar que é possível aplicar na administração pública princípios que regem a iniciativa privada, na busca da gestão ética e responsável”, completou o controlador-geral. A maioria das vagas foi preenchida por servidores que trabalham nas áreas de Controle Interno, Transparência e Compliance. As inscrições externas foram atendidas por ordem de chegada até a total lotação do auditório da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, seção Paraná, em Curitiba.

DESTAQUE - O Programa de Integridade de Compliance será um dos principais assuntos do simpósio. O Paraná é um dos primeiros estados a aplicar esse conceito na administração pública direta. O compliance, em linhas gerais, significa estar atento a regras e leis para executar ações dentro de parâmetros de conformidade e integridade.

Sua implantação em toda a administração direta, autárquica e de fundações faz parte do Plano de Governo de Ratinho Júnior. O trabalho começou pelas secretarias do Planejamento e Projetos Estruturantes; de Infraestrutura e Logística, do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas; da Comunicação Social e da Cultura; e do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, além do serviço social autônomo Paraná Cidade.

Esta edição do simpósio conta com o patrocínio da Copel, Fomento Paraná e Sanepar. O apoio técnico é OAB-PR e da Escola de Gestão do Governo do Paraná. O BRDE é co-organizador do evento.

SERVIÇO: Confira a programação:

Quinta-feira – 13/06/2019

19h - Abertura

19h30 - Ética e integridade na administração pública.

Prof. Luiz Felipe Pondé – Filósofo e escritor.

Sexta-feira – 14/06/2019

9h - Abertura: O programa de compliance na administração pública.

Raul Clei Coccaro Siqueira – controlador-geral do Estado do Paraná.

9h30 - Copel: Pioneirismo e inovação em governança e compliance.

Vicente Loiácono Neto – diretor de Compliance da Copel.

10h: Instrumento do compliance na administração pública.

Rodrigo Pironti – advogado, professor e escritor.

Andrea Wiezbicki Strapasson - advogada e consultora de compliance.

Phillip Gil França – advogado, professor e escritor.

Debatedor: Marcos Turbay.

13h30 - Fomento Paraná: Aspectos de um programa de compliance: a experiência da Fomento Paraná.

Richer de Andrade Matos – gestor de Risco e Compliance da Fomento Paraná,

14h - Combate à corrupção por meio de políticas públicas.

Felipe Eduardo Hideo Hayashi – delegado da Polícia Federal e diretor do Departamento de Justiça, da Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Trabalho.

Alan Henrique Flore – delegado da Divisão de Combate à Corrupção, da Polícia Civil do Paraná.

Edvandir Felix de Paiva – delegado da Polícia Federal e presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF).

Debatedor: Professor-doutor Jamil Abdanur Junior.

16h - BRDE: Ferramentas de governança e compliance

Wilson Bley Lipski – presidente do BRDE

Hélio de Paula e Silva – superintendente do BRDE

16h30 - Enfrentamento da corrupção e sua complexidade

Diogo Castor de Mattos – procurador da República

Luciano Flores de Lima – superintendente regional da Polícia Federal no Paraná

Letícia Sugai Rocha – diretora do Instituto Paranaense de Compliance (Ipacom) e consultora de compliance.

Juliana Oliveira Nascimento – advogada e especialista em compliance.

Debatedor: Paulo Henrique de Freitas.

18h15 - Encerramento

Raul Clei Coccaro Siqueira – controlador-geral do Estado.