Sistema Integrado de Gestão de Ouvidorias - SIGO

O Sistema Integrado de Gestão de Ouvidorias - SIGO tem como objetivo cadastrar reivindicações e acompanhar trâmites e providências dos atendimentos prestados aos cidadãos pela Ouvidoria, seja pessoalmente, através da Internet, correio, caixas coletoras ou telefone.
O trabalho do Ouvidor consiste em:

  • receber as reivindicações da população;
  • atribuí-las para o órgão competente, para solução;
  • cobrar as providências para sua solução e
  • responder ao cidadão, informando-o do resultado de sua reivindicação.

O sucesso desse processo é grandemente dependente de registros adequados e acompanhamento efetivo do processo de Ouvidoria. O acompanhamento das providências, controle de prazos, gerenciamento e fornecimento de informações na busca da melhoria da qualidade dos serviços prestados à população, também executados pelo Ouvidor, possibilita interação e bom convívio da Instituição junto ao cidadão.

Este Sistema auxilia no trabalho do Ouvidor, destacadamente nos seguintes aspectos:
  • Registro da reivindicação, seja ela inserida pelo operador/atendente a partir de uma comunicação via telefone, fax, carta ou  pessoalmente. Permite também o registro automático da reivindicação, quando sua origem é via Internet no link “fale com o Ouvidor” existente no Portal Web da Instituição. Nesse caso a alimentação no sistema é automática; cabe ao operador apenas avaliar a pertinência e aceitá-la ou não, dando em seguida o encaminhamento necessário.
  • Registro dos encaminhamentos dados às reivindicações, providências tomadas e sua conclusão.
  • Resposta ao cidadão por meio de consultas que apresentam o resultado das providências adotadas pelas áreas competentes.
  • Emissão de consultas e de relatórios de situação e de acompanhamento, destacando-se a emissão de relatórios estatísticos, elaborados a partir da base de dados de registro das ocorrências.
  • Subsídios para acompanhamento das reivindicações e avaliação dos resultados, possibilitando gerenciamento, planejamento das atividades e obtenção de indicadores de gestão.
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