Cresce o contato da população com o governo 09/08/2019 - 10:18

A Coordenadoria da Ouvidoria do Estado do Paraná, vinculada à Controladoria Geral do Estado – CGE, realizou 66.127 atendimentos no primeiro semestre de 2019. Este número é 17% maior que o registrado no mesmo período do ano passado, que fechou em 56.270 demandas.

Raul Siqueira, controlador-geral do Estado, analisa que o aumento dos contatos demonstra a confiança da população no governo estadual. “A Ouvidoria é o principal canal de interação das pessoas com o governo. O governador Ratinho Junior teve aprovação de 70% e a população sente-se segura para sugerir melhorias e denunciar irregularidades”, afirma Siqueira.

O relatório elaborado pela Ouvidoria revelou ainda que, dos canais de relacionamento disponibilizados pela CGE, o site foi o que mais recebeu manifestações. O atendimento por telefone aparece em segundo lugar, seguido dos feitos pelo aplicativo WhatsApp e presencialmente.

FUNCIONAMENTO - A Ouvidoria recebe e dá encaminhamento às solicitações, sugestões, reclamações, denúncias e elogios sobre as ações e programas de governo. Uma vez inserida no sistema, a reivindicação é analisada e imediatamente encaminhada ao órgão competente para solução dentro de prazo pré-determinado.

As providências, depois de examinadas e avaliadas como satisfatórias pela Coordenadoria são comunicadas ao interessado. Dependendo da gravidade, há situações cuja abordagem exigem procedimento prévio de averiguação, inspeção ou auditoria.

A Coordenadoria de Ouvidoria Geral tem, entre outras atribuições, a coordenação e manutenção do Sistema Integrado para Gestão de Ouvidorias – SIGO, do Poder Executivo Estadual. Este é o canal de comunicação e de atendimento das demandas da população pelas 72 ouvidorias distribuídas nos órgãos do Governo do Paraná.

Serviço:

Ouvidoria Geral do Estado