Apresentação


A missão da auditoria interna governamental é aumentar e proteger o valor das organizações por meio dos seus serviços. No âmbito do Estado do Paraná a Resolução CGE n° 73/2022 institui a Divisão de Auditoria subdividida em duas áreas de atuação: Contingencial e Programada, com a finalidade de atendimento aos preceitos legais incumbidos à Controladoria-Geral do Estado – CGE, como órgão central do sistema de controle interno do Estado.
Compete à área de Auditoria Contingencial (ACONT) atender demandas específicas que requerem maior celeridade nos processos de atuação da CGE, através da realização de inspeções e auditorias com exames detalhados, cujo enfoque é o combate à corrupção, atos de fraude, desvios de conduta e subsídio da alta gestão para tomada de decisão.
A ACONT realiza inspeções, auditorias, diligências, apurações e vistorias em diversos processos de risco de acordo com metodologia específica, bem como nos sistemas institucionais do Estado, como por exemplo, contábil, financeiro, orçamentário, patrimonial, de pessoal e outros. Esses serviços culminam na emissão de relatórios devidamente instruídos com os documentos técnicos necessários, apresentando assim à alta administração da instituição possíveis falhas existentes e pontos de melhoria. De igual modo, emite instruções e informações técnicas para auxilio de gestão, propondo medidas corretivas ou preventivas e também apura denúncias apresentada no canal de denúncias do Estado.
A partir dos resultados obtidos, auxilia na apuração de atos ou fatos ilegais ou irregulares praticados por agentes públicos ou privados, subsidiando processos administrativos em face à servidores ou empresas contratadas. Além disso, coopera com outras instituições públicas externas, como por exemplo, o Ministério Público, por meio de intercâmbio de ações e informações, em defesa do patrimônio público.
Por desempenhar função estratégica no levantamento e produção de informações relevantes, realiza também outras atividades conforme demanda da alta administração da CGE, alinhado com o Plano de Governo do Estado do Paraná, a fim de auxiliar na garantia de entrega eficiente, justa e ética dos serviços públicos para a população, com a correta aplicação dos recursos públicos.