Curso de formação da Fundepar aborda compliance na gestão pública 06/05/2019 - 14:41

 

Os servidores do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional – Fundepar iniciaram nessa segunda-feira (6), em Curitiba, as atividades da Semana Estudo e Planejamento: Aprendizagem 2019. O evento de formação debate temas que envolvem a infraestrutura escolar para apontar melhorias para contribuir com a qualidade do ensino paranaense.

 

A ideia do curso é buscar propostas para ajudar os índices educacionais do Paraná. “Temos a responsabilidade de oferecer os serviços indiretos que contribuem para a formação dos nossos alunos. E precisamos de momentos de formação para analisarmos os desafios existentes e darmos uma resposta para a sociedade paranaense”, explicou o diretor-presidente do Instituto Fundepar, José Maria Ferreira.

 

Entre os assuntos abordados pelo curso de formação estão o transporte escolar, alimentação escolar, mobiliário e equipamentos, licitações, legislação, obras e reformas de prédios escolares e a transferência de recursos financeiros para as escolas estaduais.

 

COMPLIANCE - A palestra de abertura contou coma presença do controlador-geral do Estado, Raul Clei Coccaro Siqueira, que com o tema “Compliance no Sistema Público Estadual”, apresentou a importância da implantação dessa política nas ações diárias dos funcionários estaduais. “Todo servidor, ao tomar uma decisão, deve fazê-la com segurança e tranquilidade, e da maneira mais correta, que atenda aos anseios da sociedade”, comentou Siqueira.

 

Já no início da sua gestão, o governador Carlos Massa Ratinho Junior determinou que todas as esferas da administração estadual adotassem o Programa de Integridade e Compliance, promovido pela CGE. As medidas do Programa visam à adoção de práticas que evitem atos e ações que caracterizem desvios de conduta ou de processos administrativos e corrupção.

 

O Projeto de Lei do compliance, que será votado nesta semana na Assembleia Legislativa, trará segurança para as práticas administrativas, de transparência, de efetividade e de moralidade para todas as ações das secretarias. Siqueira afirmou que a iniciativa é expandir a cultura de ética em toda a administração pública, “o programa é uma ferramenta que prevê normas de conduta e conformidade e que vai atingir a administração direta, autárquica e fundacional”.



GALERIA DE IMAGENS