CGE se mobiliza para incentivar doação de sangue 25/11/2019 - 15:00

Servidores da Controladoria-Geral do Estado (CGE) se mobilizaram desde o início do mês para o Dia Nacional do Doador de Sangue Voluntário, celebrado segunda-feira (25). O maior grupo se reuniu, na sexta-feira (22), com apoio da Superintendência-Geral de Ação Solidária, vinculada à Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, e doaram bolsas de sangue e material para doação de medula óssea para o Hemepar.

O primeiro da lista foi o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira. “A ética passa pela empatia com as pessoas. Por isso, incentivamos nossos servidores a participarem dessa mobilização para doar sangue”, explicou. Além de pessoas que submetem a procedimentos e intervenções médicas, o material é indispensável para pacientes com doenças crônicas graves - como doença falciforme e talassemia.

A superintendente de Ação Solidária, Jeslayne Valente, reforçou a importância da doação de sangue no período de festas de fim de ano, por conta do aumento de demanda por hospitais. Porém, completou que os bancos de sangue precisam de doadores em todos os meses e que campanhas como essa tem o objetivo de chamar a atenção da população.

A CGE promoveu a ação, que reuniu cerca de 20 pessoas, para marcar a data e encorajar os servidores a se tornarem doadores periódicos e, assim, reforçar os estoques do Hemepar  durante todo o ano. O Hemepar é o órgão responsável no Paraná pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 385 hospitais públicos, privados e filantrópicos, além de atender 92,8% de leitos SUS no Estado. Cada doação pode ajudar no tratamento de até quatro pessoas, porque, como explicou a diretora do Hemepar, Liana Andrade Labres de Souza, o sangue é separado em quatro componentes que podem ser direcionados cada um a pacientes diferentes.