Servidores têm oportunidade de capacitação em GMS 13/11/2020 - 17:34

Terminam na próxima sexta-feira (22) as inscrições para servidores estaduais participarem da capacitação para operação do sistema de compras e contratações do estado. Desde começo de outubro é obrigatório o uso do GMS – sistema de Gestão de Materiais, Obras e Serviços por todos os órgãos e entidades da administração direta e indireta do Estado.

O curso foi idealizado pela Controladoria-Geral do Estado para orientar os servidores a seguirem o Decreto Estadual 5880/20. Pelo documento, os órgãos são obrigados a manter atualizadas informações sobre “licitações, processos de inexigibilidade e dispensa, contratos e suas alterações, garantias contratuais, ocorrências de fornecedores, bem como os demonstrativos financeiros gerenciais e contábeis junto ao Sistema de Gestão de Materiais, Obras e Serviços – GMS”.

Para o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, com a alimentação das informações em tempo real os dados ficam mais transparentes e, consequentemente, tornam mais eficiente o acompanhamento das operações. Os servidores podem se inscrever no site da Escola de Gestão (www.escoladegestao.pr.gov.br). O curso tem duração de quatro horas, a partir de 23 de novembro.

ANTICORRUPÇÃO - “A padronização, decretada pelo governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Júnior, tem o objetivo claro de combater a corrupção e dificultar ao máximo atos ilícitos. Principalmente nessa época de pandemia, em que há flexibilização da legislação, precisamos todos estarmos bem preparados para impedirmos o mau uso do dinheiro público”, declarou o controlador-geral.

Segundo o decreto, as sociedades de economia mista e empresas públicas sujeitas às Lei Federal 13.303/2016 utilizarão preferencialmente o GMS. Essas entidades podem usar sistema próprio, mas devem seguir o registro e atualização em tempo real das informações.