Coordenadoria de Controle Interno


A Controladoria Geral do Estado, por intermédio da Coordenadoria de Controle Interno, atua como órgão central de coordenação e tem por finalidade e competência planejar, coordenar, controlar e avaliar as atividades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual. Esta coordenação, por sua vez, se dá de forma descentralizada em cada órgão ou entidade da Administração Estadual, por meio dos Agentes de Controle Interno, que atuam na avaliação in-loco.

O conjunto de atividades, planos e métodos interligados definem o conceito de Controle Interno. Para obter uma garantia razoável de que o cumprimento da missão do Estado e os objetivos gerais estarão sempre em conformidade com as leis e procedimentos, todos os processos fundamentais devem ser realizados e projetados para identificação dos riscos, com o intuito de melhorar a gestão.

De forma genérica, controle é a ação tomada com o propósito de certificar-se de que algo se cumpra de acordo com o que foi planejado.

É importante ressaltar que auditoria interna não deve ser confundida com controle interno, já que auditoria é um controle da própria gestão com atribuição de garantir a eficiência e eficácia de outros controles.