IA-CM


 

O QUE É O IA-CM?

 

O IA-CM é uma siga em inglês cuja tradução significa Modelo de Capacidade de Auditoria Interna. O modelo atende à Estrutura Internacional de Práticas Profissionais, conhecida como “IPPF” - International Professional Practices Framework. Para o setor público foi desenvolvido em 2009 pelo Instituto dos Auditores Internos (IIA) com apoio do Banco Mundial e atualizado posteriormente em 2017.

Ele é um conjunto de práticas internacionalmente reconhecidas  que identificam os fundamentos necessários para uma auditoria interna efetiva, de modo a atender às necessidades da administração da organização e às expectativas profissionais da função.

Atualmente, é considerado uma ferramenta estratégica nacional recomendada aos membros do CONACI, com o objetivo de fortalecer a atividade de auditoria interna governamental no Brasil, mediante a Parceria instituída desde 2014 entre o CONACI (Conselho Nacional de Controle Interno) e o Banco Mundial (World Bank).

O IA-CM possui 5 níveis de maturidade que garantem independência, agregação de valor, padronização e melhoria continua. São eles:

 

Infográfico IACM

 

O objetivo da auditoria da CGE/PR é alcançar o nível 2 do IA-CM (infraestrutura) até Dezembro de 2021. Atualmente, estamos no primeiro nível, classificado como “inicial”. Devido à complexidade do modelo, são pouquíssimas unidades da federação que já atingiram e sustentaram esse patamar. Caso ele seja alcançado, o Paraná será o pioneiro no Sul do Brasil e pavimentará o caminho para o nível 3 (integrado). Um exemplo que ilustra como as exigências do modelo são desafiadoras é que no mundo não há nenhum país que tenha atingido o nível máximo (5 – otimização) até hoje.

 

 

POR QUE O ALCANCE DO NÍVEL 2 DO IA-CM É IMPORTANTE PARA OS PARANAENSES?

 

1 - Aumento do nível de profissionalismo da auditoria interna da CGE/PR

2 - Fortalecimento de uma auditoria de vanguarda, que além de fiscalizar, também é propositiva e atua como parceira do agente público auxiliando na melhoria da gestão

3 - Incentivo à inovação e a transparência pública Estadual: o nível 2 do IA-CM é sustentado por pouquíssimas unidades da Federação. Queremos participar desse ecossistema e incentivar a transparência.

4 - Com um maior nível de maturidade na auditoria interna da Controladoria-Geral do Estado do Paraná, poderemos ter maior atratividade de investimentos para o nosso Estado.

 

 

STATUS DO PROJETO IA-CM NÍVEL 2 NO GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ.

 

O Grupo Técnico de Auditoria (GTA) da CGE/PR recebeu a missão do Controlador-Geral do Estado para levar a CGE/PR ao nível 2 de maturidade do IA-CM.

 

Status atual do projeto:

Status do projeto ia-cm

Status previsto para os próximos 2 meses.

 


O projeto foi dividido em 3 fases (diagnóstico, planejamento e execução) e foi iniciado com o diagnóstico das exigências da metodologia, seguido pela estruturação das fases de acordo com as atividades-chave (KPA) e, por fim, pela fase de execução do projeto. O time iniciou os trabalhos no 4º trimestre de 2020 e até o momento tem realizado todas as entregas antes do cronograma previsto.


 

Alvo

O prazo de conclusão do projeto é de 07/12/2022, porém conforme supracitado, o GTA tem trabalhado com a maior celeridade possível em conjunto com as outras equipes e com o Controlador-Geral do Estado.