CGE nos passos da Dinamarca

cgenospassosdadinamarca

A Controladoria-Geral do Estado (CGE/PR), órgão central do Sistema Estadual de Controle do Poder Executivo do Estado do Paraná, acaba de lançar o projeto “CGE nos passos da Dinamarca”.

O Governo do Paraná, pautando-se nos princípios da integridade, ética, legalidade, transparência e moralidade, apresenta a postura de que “a empatia não dá espaço para a corrupção”. Nesse sentido, buscando as melhores práticas e visando para que o Estado do Paraná também seja uma referência nacional e mundial, o projeto tem por missão disseminar a cultura da integridade inspirada pela Dinamarca – país que ocupa o 01º lugar com o menor Índice de Percepção de Corrupção da Transparência Internacional.

“CGE nos passos da Dinamarca” é um desafio em que nossos colaboradores deverão percorrer 10.734 quilômetros, distância de Curitiba à capital dinamarquesa – Copenhague, por meio de atividades físicas. O desafio iniciado em 10/09/2021 terá seu marco final em 12/12/2021 – semana em que é celebrado o Dia Mundial do Combate à Corrupção.

Considerando o princípio da transparência, um dos pilares norteadores do Compliance, o projeto foi estruturado da forma mais inclusiva possível. Assim, o registro das mais variadas modalidades esportivas (caminhada, corrida, ciclismo, entre outros) são registradas pelos colaboradores no aplicativo Strava – plataforma gratuita, acessível em grande parte dos celulares e de fácil uso – para contabilizar a distância percorrida nesta viagem virtual rumo à Dinamarca, que terá duração de 14 semanas.

Distância de Curitiba/PR até Copenhagen/DK:

mapacuritibacopenhague

Ranking de Percepção da Corrupção da Transparência Internacional (CPI, 2020) – Dinamarca em 1º lugar.

maparanking

Jornada resumida do projeto:

1. Lives com representantes da cultura dinamarquesa;
  2. Encontro com os colaboradores e suas famílias no Parque Barigui;
  3. Campanha de coleta de donativos;
  4. Campanha de doação de sangue;
  5. Passeio ciclístico com os colaboradores da CGE e convidados;
  6. Entrega de donativos;
  7. Cerimônia de comemoração da chegada à Dinamarca - encerramento do projeto.

Participação dos colaboradores da CGE/PR

participacaocolaboradorescge