CGE Itinerante avalia satisfação com serviços estaduais em 161 municípios 15/10/2021 - 16:09

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) já esteve em 161 municípios com o programa CGE Itinerante, que completa dois anos neste mês. O objetivo é acompanhar atendimentos presenciais e ouvir dos seus usuários a opinião sobre os serviços estaduais. Nesse período, a maior demanda foi sobre a distribuição de vacinas contra a Covid-19, com 119 visitas.

O CGE Itinerante entrevistou, nesses dois anos, 4.164 pessoas em 316 locais de prestação de serviço presencial. O controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, explicou que o programa foi criado para divulgar o que a CGE pode fazer pelo cidadão e promover pesquisa de satisfação sobre serviços oferecidos pela administração pública. Essa pesquisa está prevista na Lei Federal 13.460/2017.

“Para além da determinação legal, o Governo do Paraná está preocupado em oferecer o melhor serviço público ao cidadão. A CGE, então, verifica o grau de satisfação do usuário com o atendimento ofertado, para auxiliar os órgãos ou entidades estaduais a aprimorar sua atuação”, afirmou Siqueira.

Paraná está entre os estados que mais aderiram a programa nacional anticorrupção

SETORES - As principais áreas visitadas foram saúde e segurança pública, além das atividades desenvolvidas por causa da pandemia. Na área de segurança foram 31 visitas ao Instituto de Identificação do Paraná e a Delegacias de Polícia, resultando em 625 entrevistas. Na área da Secretaria de Estado da Saúde houve 1.188 entrevistados, 389 entre as pessoas que retiram medicamentos nas Farmácia do Paraná e 799 entre as que usam serviços especializados.

A CGE também atua em parceria com o DER/PR e é parte importante do processo de melhoria do serviço do ferry boat na Baía de Guaratuba. Após visitas para verificar o desempenho deste serviço, a equipe do órgão constatou demora na travessia e forneceu elementos para que fossem cumpridos os prazos estabelecidos em contrato. “A pesquisa gerou relatórios de auditorias que embasaram intervenções e pudemos acompanhar a melhoria na prestação do serviço público”, destacou o controlador-geral

PANDEMIA – Com relação às ações de enfrentamento da doença e suas consequências, receberam atenção especial a entrega do Cartão Comida Boa, criado para amenizar os efeitos do desemprego causado pela pandemia, e do Kit Merenda Escolar, distribuído para dar mais segurança alimentar às famílias de alunos da rede estadual de ensino. As duas pesquisas reuniram a maior parte das entrevistas: 1.494.

Também foram entrevistados responsáveis pela recepção das doses da vacina contra Covid-19 entregues pelo Governo do Estado. A equipe do CGE Itinerante visitou 119 secretarias municipais da Saúde. “Perguntamos sobre a logística adotada e sobre eventuais problemas na distribuição ou entrega das doses, já que a vacinação propriamente dita é de responsabilidade das prefeituras”, esclareceu Cristiano Pereira, que integra o CGE Itinerante.

AÇÕES PONTUAIS – Outras ações avaliaram o grau de satisfação com o atendimento no Detran, em Curitiba (396 entrevistados), com o serviço de travessia da Baía de Guaratuba, no (84 entrevistados), e com a retomada das aulas (179 entrevistas com os pais). Os relatórios derivados das visitas são enviados aos órgãos gestores dos serviços avaliados para ajudá-los a melhorar o atendimento à população.

OUVIDORIA – O diretor de Auditoria, Controle e Gestão, Gil Souza, explicou que o CGE Itinerante leva o serviço de ouvidoria ativa aos mais interessados em melhorar o serviço público. “Muitas pessoas não sabem que podem manifestar suas expectativas quanto aos serviços do Governo do Estado, reclamar e dar sugestões”, disse o diretor.

O programa envolve duas coordenadorias da CGE, a de Ouvidoria e a de Transparência e Controle Social. “O contato com o cidadão é um dos objetivos. O controle social só pode ser efetivo se a população conhecer o papel do Estado e como se comunicar com a administração, em uma relação de diálogo”, disse Souza.

SELEÇÃO – Cristiano Pereira explicou que a escolha da atividade a ser submetida à pesquisa de satisfação ocorre de acordo com as manifestações na Ouvidoria-Geral ou em áreas que tenham grande demanda, nem que seja por período determinado.

A meta do CGE Itinerante, disposta no Plano Plurianual do Estado, é visitar 200 cidades até o fim de 2023. Porém, esse número deve ser alcançado ainda este ano.

SERVIÇO:

Canais da Ouvidoria-Geral do Estado

WhatsApp: (41) 3883-4014

Internet: Ícones “Fale com o ouvidor” ou “Ouvidoria”, disponível em todos os sites do Governo do Estado.

Endereço: Rua Mateus Leme, 2.018 – Centro Cívico – Curitiba.