CGE dá curso sobre integridade e conduta para quem vai trabalhar na temporada 24/11/2021 - 16:21

A preocupação com o atendimento aos veranistas na temporada levou a Controladoria-Geral do Estado (CGE) a participar do treinamento para profissionais e estudantes que atuarão como apoio nas atividades do Verão Paraná - Viva a Vida. A palestra Integridade e Conduta Responsável orientou os mais de 200 participantes sobre como se portar no atendimento ao público, já que vão representar o Governo do Paraná, e como agir diante de eventuais assédios sexual ou moral.

O convite partiu da Superintendência Geral do Esporte e foi prontamente atendido pela Coordenadoria de Capacitação Profissional da CGE. Os estudantes de ensino superior cursam educação física, enfermagem, turismo e comunicação social e foram selecionados pelo chamamento público nº 04/2021.

A capacitação sobre o tema que coube à CGE ficou a cargo do coordenador de Ouvidoria, Yohhan de Souza, e da agente de Integridade e Compliance, Juliana de Oliveira. “Mostramos que eles estão representando o Estado, mesmo não sendo concursados. Esse papel exige postura e conduta adequadas, para que não haja problemas para os próprios estudantes”, explicou Souza.

O Governo do Estado tem trabalhado para consolidar a cultura da ética e da integridade, em todas as atividades que realiza. Por isso o assédio sexual e o assédio moral foram os dois pontos bastante explorados na palestra, que esclareceu quais condutas podem caracterizar algum tipo de assédio, sexual ou moral.

Dessa forma, os profissionais e estudantes foram orientados de forma a evitar eventuais comportamentos impróprios e sobre como devem proceder no caso da vítima de assédio ser alguém do grupo. “No caso de assédio sexual, a orientação é registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil”, afirmou a agente Juliana.

As orientações podem ser consultadas nas cartilhas e vídeos sobre o assunto elaborados pela CGE, disponíveis no site do órgão, na aba Compliance. Por ser assunto relacionado a comportamentos muitas vezes enraizados, é trabalhado pela Coordenadoria de Integridade e Compliance.

VIVA A VIDA – A CGE falou no primeiro dia do curso, que começou segunda-feira (22) em Pontal do Paraná, no Litoral. A abertura contou com a participação do prefeito Rudisney Gimenes Filho e outras autoridades, além do superintendente estadual de Esporte, Helio Wirbiski. A capacitação segue até esta sexta-feira (26). O trabalho inicia em 27 de dezembro e segue até 31 de janeiro, em todos os municípios do Litoral e também em Porto Rico, às margens do Rio Paraná, no Noroeste do Estado.

No Litoral haverá pontos fixos em Pontal do Paraná (Shangrilá, Ipanema, Praia de Leste), Matinhos e Caiobá, além de equipes itinerantes em Guaratuba, Paranaguá, Antonina, Morretes e Guaraqueçaba. Durante a formação e capacitação, os participantes também recebem cursos e oficinas intersetoriais – envolvendo esporte, turismo, saúde e orientação sobre sustentabilidade.

GALERIA DE IMAGENS