CGE reúne municípios para debater controle interno e nova lei de licitações 26/06/2025 - 00:00

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) abriu a oportunidade para municípios debaterem procedimentos de controle interno, em reunião presencial do Fórum Controla Paraná, nesta quarta-feira (25). Cerca de 50 pessoas participaram do encontro no Palácio das Araucárias, em Curitiba, com participação de representantes do Ministério Público (MPPR), Tribunal de Contas do Estado (TCE) e Assembleia Legislativa (Alep).

Entre os municípios participantes, estavam Guaíra, Campo Mourão, Maringá e Bandeirantes. O assunto principal foi a nova lei de licitações (Lei 14.133/21), que trouxe novos desafios às gestões públicas. O Paraná foi o primeiro estado a regulamentar essa lei, que prevê novos instrumentos para garantir o bom uso dos recursos públicos, como, por exemplo,

A controladora-geral do Estado, Leticia Ferreira da Silva destacou que a nova lei dá muita importância ao planejamento e à governança de atos e de gastos. “Temos de buscar soluções que façam sentido e gerenciar riscos, para que as políticas públicas possam, de fato, atender a população”, afirmou.

A estrutura e processos relacionados às atividades de controle foram debatidas pela controladora-geral do Estado; pelo procurador de Justiça do Ministério Público, Maurício Kalache; pela titular da Controladoria Interna do Tribunal de Contas, Ana Carolina da Rocha; e a controladora-geral da Alep, Fernanda Abduch Santos.

O encontro com os responsáveis pelo controle interno dos municípios que fazem parte do Controla Paraná também teve explanação do papel da ouvidoria no controle da sociedade sobre o Estado, feita pela coordenadora de Ouvidoria, Letícia Dohms. Na parte da tarde, o conteúdo foi apresentado pelo coordenador de Controle Interno, Wesley de Paula.

APROVAÇÃO - Jerusa Cleres Hack, secretária de Controladoria Interna de Rio Negro, afirmou que tem aproveitado muito o conhecimento passado nas reuniões do Controla Paraná. “A experiência que a CGE tem está trazendo para os municípios. Isso ajuda bastante”, disse.

Opinião semelhante tem Ana Silvia Tormena, que está há seis meses no controle interno de Nova Aliança do Ivaí. “Esse trabalho com a Controla Paraná está sendo muito importante neste meu início e também para o município”.

Também, Neusa Salete Brizolla Rosa, de Fazenda Rio Grande, considera as reuniões promovidas pela CGE atividade que agrega conhecimento para as controladorias municipais, embora ela trabalhe há alguns anos na área.

O Fórum Controla Paraná incentiva a adoção de boas práticas nos órgãos de controle interno dos municípios e promove capacitações e reuniões técnicas. Criado em 2022, possui atualmente 243 municípios participantes.

GALERIA DE IMAGENS