Governo promove webinar com fundadora da Transparência Internacional Brasil 07/12/2022 - 16:51

A Transparência Internacional, uma das principais entidades voltadas ao controle externo da administração pública, participa do webinar promovido pelo Governo do Paraná, por meio da Controladoria-Geral do Estado, nesta sexta-feira (09), às 9h. A conversa será transmitida no canal CGE PR, no YouTube, e pode ser assistida por todos os cidadãos.

Nicole Verillo, fundadora da Transparência Internacional – Brasil, e Amanda Faria Lima, analista de Integridade e Governança Pública da entidade, falam sobre o impacto da transparência e do trabalho do gestor público na sociedade.

O evento foi pensado para estar disponível, online, para toda a sociedade. Servidores e público em geral que quiserem certificação de participação no webinar deve fazer a inscrição da Escola de Gestão do Estado. Clique aqui.

O controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, explicou que durante este ano diversas capacitações foram desenvolvidas pela CGE para aprimorar a formação dos servidores. “O nosso objetivo é melhorar sempre mais o serviço público ofertado ao cidadão e promover a integridade e a ética em todas as ações”, afirmou.

DATA - O evento marca o Dia Internacional contra a Corrupção (09/12) e faz parte das atividades desenvolvidas para o Dezembro Transparente, instituído pela lei 20.663/21. Essa legislação prevê ações que contribuam para a construção da cultura de transparência e de prevenção e de combate à corrupção.

Na semana passada, o 3º Simpósio Paranaense contra a Corrupção, deu início às atividades desse período. “Neste próximo evento, o tema será a transparência pública, que é a principal ferramenta para órgãos externos ao Executivo e entidades sociais exercerem o controle social. Dessa forma, com a participação de todos, poderemos prevenir e combater atos de corrupção ou de desvio de conduta”, ressaltou Siqueira.

VISITAS – O controle social será incentivado na semana que vem com atividades do CGE Itinerante. Equipes visitarão serviços públicos estaduais em locais de atendimento presencial, para entrevistar usuários desses serviços logo depois de serem atendidos. Além da pesquisa de satisfação aplicada a eles, são divulgados o Portal da Transparência e os canais de Ouvidoria do Governo do Estado.

A CGE também participa de atividades do Dezembro Transparente em outros órgãos. O controlador-geral participou, por vídeo, da 2ª Semana Paranaense da Transparência Fazendária: Cooperação, Modernização e Inovação na Gestão Pública, na abertura ocorrida nesta quarta-feira (07).

No mesmo evento, na quinta (08), participam os coordenadores de Transparência e Controle Social, Matheus Gruber, e de Ouvidoria, Yohhan Souza, pela CGE. Gruber fala sobre a participação popular no fortalecimento da transparência, e Souza sobre o serviço de ouvidoria como ferramenta de gestão.

Durante este mês, quem acompanha as redes sociais da CGE PR poderá compartilhar postagens que orientam sobre o trabalho da Controladoria-Geral e incentivam o controle social. As redes em que as postagens serão feitas são: Instagram, Linkedin, Facebook.