Ouvidoria-Geral conclui treinamento de novos agentes de Ouvidoria 20/08/2024 - 11:25
A capacitação permanente de seus servidores é um compromisso da Controladoria-Geral do Estado (CGE). A Ouvidoria-Geral concluiu, nesta semana, o treinamento de 20 agentes que assumiram, há pouco tempo, a função de ser o elo entre gestão e população, em órgãos e entidades do Estado.
Essa foi a terceira fase do treinamento e tratou de legislação e processos de trabalho. Nas anteriores, os agentes de Ouvidoria foram orientados a usar o sistema Sigo, em que são registrados solicitações, sugestões, reclamações, denúncias e elogios.
Para o coordenador de Ouvidoria, Yohhan Souza, a ouvidoria setorial, que está instalada em órgão e entidades do Estado, obtém informações com potencial de ajudar a administração a traçar estratégias para o melhor atendimento da população.
“A Ouvidoria pode ser importante ferramenta de gestão, pois apresenta a opinião da sociedade quanto às ações e diretrizes do Governo”, resumiu Souza. Conforme afirmou, os relatórios produzidos nas ouvidorias servem de orientação aos gestores.
Os agentes de Ouvidoria, por vezes, também são responsáveis pela transparência do órgão ou entidade em que trabalham. Eles integram o Núcleo de Integridade e Compliance, que reúne também os agentes de Controle Interno e de Compliance, atividades coordenadas pela CGE.