Palestras do Encontro Nacional de Controle Interno serão abertas ao público 28/09/2021 - 13:52

O Paraná vai sediar o XVIII Encontro Nacional de Controle Interno, na quinta e na sexta-feira (30 e 01), em Curitiba. As principais palestras poderão ser assistidas pela internet, por qualquer cidadão. A Controladoria-Geral do Estado (CGE) vai recepcionar 50 membros do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), que reúne gestores dos órgãos estaduais responsáveis por promover eficiência e integridade na administração pública.

O controlador-geral do Paraná, Raul Siqueira, explicou que esta é uma oportunidade para os profissionais da área e o público em geral se atualizarem. “Serão expostos temas que têm impacto no dia a dia de gestores da administração pública e da iniciativa privada, com enfoque na integridade e na ética”, anunciou.

Duas palestras, transmitidas virtualmente, abrem e encerram o evento. A apresentação da professora Lúcia Helena Galvão, filósofa e poetisa que mantém canal no YouTube com mais de 50 mil visualizações, terá como tema “Sua ética é jiló ou chocolate?".

Thomas Fox, escritor americano com 19 livros publicados sobre governança, conformidade e ética, abordará The Compliance Profession in 2025 and Beyond (A Profissão de Compliance em 2025 e Além).

Participam presencialmente como palestrantes Augusto Nardes, ministro do Tribunal de Contas da União, que falará sobre governança e competitividade, e o especialista em Compliance e Gestão de Riscos, Rodrigo Pironti, que vai abordar a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e o papel das controladorias.

O Programa de Integridade e Compliance do Paraná será um dos destaques do encontro. O processo de planejamento e implantação na administração pública estadual será explicada pelo controlador-geral do Estado. “O programa paranaense é referência para outras gestões, e vamos compartilhar nossa experiência para promover a cultura da integridade”, disse Siqueira.

CERTIFICADO – As palestras serão transmitidas ao vivo, pela manhã, no canal do Conaci no YouTube. Qualquer pessoa com acesso à internet pode assistir às apresentações, porém, aquelas que quiserem ou precisarem de certificado devem se inscrever antes do início do encontro. A programação completa pode ser conferida no site do Conaci.

No segundo dia do XVIII Encontro Nacional de Controle Interno será lançado o livro Controle Interno Contemporâneo, uma coletânea dos melhores artigos submetidos no I Concurso Nacional de Artigos Científicos do Conaci.

Todas as palestras terão tradução em Libras e a de Thomas Fox terá tradução simultânea.

TÉCNICO – Nas tardes de quinta e sexta-feira, os controladores estaduais se reúnem na 39ª Reunião Técnica do Conaci. A discussão terá foco nas ferramentas e sistemas disponíveis para o efetivo controle de gastos da gestão pública. Estão na pauta a LGPD e o fomento de planos de integridade. No último dia, será redigida minuta de resolução sobre a relação entre controle externo e interno.

Os dois eventos ocorrem no Hotel NK, em Curitiba, respeitando os protocolos de segurança referentes à pandemia. Presencialmente, só serão permitidos os gestores estaduais membros do Conaci.