Paraná sediará encontro nacional sobre controle de gastos públicos 03/09/2021 - 15:20

Durante dois dias, profissionais que atuam no controle dos gastos públicos de todos os estados vão debater estratégias e modelos para aperfeiçoar o serviço e melhorar a gestão. O XVII Encontro Nacional de Controle Interno acontece em 30 de setembro e 1º de outubro, em Curitiba. A iniciativa é do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), em parceria com Controladoria-Geral do Estado do Paraná (CGE-PR).

As inscrições são gratuitas e devem ser feita pela internet. Nesta edição, diante das medidas de restrição devido à pandemia, apenas membros do Conselho vão participar presencialmente. A transmissão será ao vivo pelo canal do Conaci no YouTube. Os palestrantes vão abordar os desafios do controle interno para garantir a governança pública ética e íntegra.

O controle interno envolve planos e métodos interligados para se obter garantia de conformidade com leis e procedimentos. O profissional atua na identificação dos riscos, com o intuito de melhorar a gestão. A atividade tem o propósito de assegurar que se cumpra o que foi planejado e de acordo com o cronograma. Não se confunde com auditoria interna, que é o controle da própria gestão.

PARA TODOS – Embora com enfoque na administração pública – municipal, estadual ou federal –, o encontro debaterá temas presentes também na iniciativa privada, como os programas de compliance, competitividade e desafios da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). A abertura será da filósofa Lúcia Helena Galvão, que se destaca em suas aulas no YouTube, algumas com mais de 600 mil visualizações.

A palestra do consultor americano Thomas Fox, que auxilia empresas com ações de conformidade, anticorrupção e antissuborno, terá tradução simultânea e fechará o evento. Ele também é autor do livro “The Compliance Handbook”, que está em sua segunda edição, e mais 18 publicações sobre liderança empresarial, conformidade e ética e governança corporativa.

ABERTURA – Na abertura oficial, no dia 30, estão previstas as presenças do presidente do Conaci, Leonardo Ferraz, e do controlador-geral do Paraná, Raul Siqueira. Também falarão no evento o ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, e o doutor em Direito, Rodrigo Pironti. A programação, com o nome e qualificação de todos os palestrantes, está disponível no site de inscrição.

O Conselho Nacional de Controle Interno é uma entidade criada para promover a integração entre todos os órgãos responsáveis pelo controle dos gastos públicos no Brasil. Sua atuação se dá a partir do intercâmbio de conhecimentos, práticas e informações, possibilitando um trabalho conjunto para a formulação, implementação e avaliação de políticas nacionais de controle e gestão.