Palestrantes 3º Simpósio


 

IVAN LELIS BONILHA

Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná. Graduado em Direito pela UFPR e mestre em Direito do Estado pela PUC de São Paulo. Foi servidor de carreira do TCE-PR, ingressando em março de 1993, após aprovação em concurso público. Foi Professor da Faculdade de Direito de Curitiba, Procurador-geral do Município de Curitiba, Procurador-geral do Estado do Paraná e Conselheiro Estadual da OAB/PR. Membro titular da Comissão de Estudos Constitucionais da OAB/Federal (2003/2007). Presidente do TCE/PR (2015/2016). Presidente do Instituto Rui Barbosa – IRB (2018/2022)

 


RODRIGO FONTENELLE DE ARAUJO MIRANDA

Auditor Federal de Finanças e Controle da CGU, atualmente é Controlador-Geral do Estado de MG, presidente do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI) e presidente do Conselho Fiscal do BDMG. Foi Coordenador-Executivo da Rede de Controle e Combate à Corrupção do Estado de Minas Gerais – ARCCO (04/2019 – 03/2021) e chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do Ministério do Planejamento entre 2016 e 2018, responsável pela implantação do Programa de Integridade e Gestão de Riscos naquele Ministério. Mestre em Contabilidade (UnB). Pós-graduado em Finanças (Ibmec) e Auditoria Financeira (UnB/TCU). Bacharel em Ciências Econômicas pela UFMG. É professor da Fundação Dom Cabral e também atua como instrutor e mentor para altos executivos na ENAP. É autor dos livros Implementando a Gestão de Riscos no Setor Público (Ed. Fórum, 2ª edição)) e Auditoria Privada e Governamental (Ed. Impetus, 4ª edição) e possui cinco certificações internacionais: CGAP, CIA, CCSA e CRMA, emitidas pelo The Institute of Internal Auditors (IIA); e ISO 37001/37301, emitida pela Tradius.

 


GUSTAVO DE AVELLAR BRAMILI

Servidor concursado do quadro efetivo de Contador da Controladoria Geral do Município do Rio de Janeiro - CGM-Rio, com 30 anos de experiência na Área Administração Pública, sendo 29 deles em cargos de chefia. É graduado em Ciências Contábeis pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e especialista em Controladoria. Em sua carreira Pública atuou como Auditor Geral do Município do Rio de Janeiro e foi responsável pela padronização dos procedimentos e elaboração do Manual de Auditoria em vigor, até os dias de hoje. Atualmente exerce a função de Controlador Geral do Município do Rio de Janeiro. Foi também Professor Universitário por mais de 20 anos em cursos de graduação e pós graduação.
 
Vascaíno... é casado com a Ana Sofia, pai do João Victor e da Isabella, admite serem esses os seus grandes amores da sua vida!"

 

 


RAFAEL FASSIO

Procurador do Estado de São Paulo, Mestre em Direito Econômico e Doutorando em Direito Administrativo pela USP. Além disso, foi coordenador do núcleo de Propriedade Intelectual e Inovação da PGE/SP, consultor externo do BID para compras públicas de inovação e inovação aberta no Brasil e fellow no Centro da Quarta Revolução Industrial, ligado ao Fórum Econômico Mundial.

 


LUIS GUSTAVO CARDOSO

Oficial de Projeto. Project Officer (ONU/UNODC). Pesquisador associado (CCONS/UFPR). Advogado (OAB/SC 44.723). Doutor em Direito (UFPR). Mestre em Ciências Jurídicas e Ciências Sociais (UFF). Especialista em Direito Público (UCAM). Licenciado em Filosofia (UFSC). Bacharel em Direito (UNESP), com formação complementar em Economic Complexity (Universität Zurich), Direito Internacional Público (The Hague Academy of International Law) e Direitos Humanos e Organismos Internacionais (Missão do Brasil em Genebra).

 


MAURINO VEIGA

Especialista em Empresas Familiares em Processos de Sucessão. Mais de 20 anos atuando como Mentor de alta performance para executivos e atletas profissionais; Pesquisador de novas tecnologias de gestão, motivação, desenvolvimento de lideranças e mudança de comportamentos; Membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa; Trainer em Programação Neuro-Linguística - American Board of NLP - USA; Master Practitioner Neuro-Linguistic Programming - American Board of NLP - USA; WEL Systems Facilitator - WEL Systems Institute, Ottawa, Canada; Master Practitioner Quantum TLC - WEL Systems Institute, Ottawa, Canada; Practitioner in Neuro-Linguistic Programming - Canadian Board of NLP; Curso de aperfeiçoamento - Leading people to effectiveness - University of Waterloo, Canada; Graduação em Administração de Empresas - FAE Business School; Pós-graduação em Marketing avançado - FAE Business School; Mais de 20 anos de experiência em consultoria de planejamento estratégico, marketing e comunicação; Trabalhou como Auditor/Consultor na Arthur Andersen; Foi Vice-presidente da Associação Comercial do Paraná - Gestão 2014 - 2017; Atua como Conselheiro de Administração com foco em Construção de Cultura Organizacional Positiva e Desenvolvimento de Pessoas.

 


MARCELO CALERO

Diplomata de carreira, cientista político e advogado. É mestre e doutorando em ciências políticas pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ. Deputado Federal, foi Secretário de Cultura, Ministro de Estado da Cultura e, mais recentemente,  Secretário de Governo e Integridade Pública da Prefeitura do Rio, onde desenvolveu o maior programa municipal de integridade e transparência do Brasil. No Congresso,  trabalha pela defesa da democracia, da educação, da cultura, da saúde, do meio ambiente e do desenvolvimento econômico.

 


PROF DRª VERA LÚCIA TIEKO SUGUIHIRO

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (1976), mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983) e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994). Atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Londrina. Coordenadora de Residência Técnica em Gestão Pública – RESTEC,  parceria SETI/UEPG. Coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Gestão Pública da Universidade Estadual de Londrina. Integrante do Conselho Municipal de Saúde de Transparência e Controle Social de Londrina como representante da UEL. Tem experiência na área da criança e do adolescente, com ênfase principalmente nos seguintes temas: criança e adolescente, conselhos de direitos e tutelares, violência, políticas públicas, criminalidade juvenil e orçamento público na área da criança e do adolescente. É também pesquisadora em projeto técnico e social de Política Habitacional de Interesse Social e Políticas Urbanas. Membro do corpo docente permanente do Programa de Mestrado e Doutorado Associado UEL/UEM em Arquitetura e Urbanismo. Pesquisador Bolsa Produtividade – CNPq.

 


JULIANA OLIVEIRA NASCIMENTO

Advogada, Executiva e Docente Senior Manager de Risk Advisory Solutions na KPMG Cofundadora do Compliance Women Committee - CWC. Mestrado Profissional Master of Laws (LLM) em International Business Law pela Steinbeis University Berlin. Mestrado em Direito pela Unibrasil. Global Corporate Compliance pda Fordham University, International Management Business and Compliance pda Frankfurt University Applied of Sciences.

ESG e Governance, Risk and Compliance pela KPMG Business School Auditora Líder de Sistemas de Gestão de Compliance e Antissuborno pela World Compliance Association.


GLADES CHUERY

Mãe de Helena | Compliance | Gamificação | Inovação | Felicidade no Trabalho | Conselheira Fiscal Certificada pelo IBGC | Conselheira Consultiva certificada pelo ConCertif ® | Membro da ABC3 e Diretora da TATICCA ALLINIAL GLOBAL