CGE lança cartilha de integração para acolher novos servidores 26/04/2023 - 16:28

O servidor que ingressar na Controladoria-Geral do Estado (CGE) passa a contar com mais um apoio para se adaptar à rotina e ao ambiente de trabalho. A partir desta quarta-feira (26) está disponível no site da CGE, aba Institucional, a Cartilha de Integração, com boas práticas já em execução no dia a dia de quem trabalha no órgão central de controle interno do Governo do Estado.

Nesta semana, a CGE deverá ser encaminhar para outras esferas do governo a proposta para criação do quadro próprio da Controladoria-Geral do Estado, com admissão por concurso público. Em 2019, trabalhavam na CGE menos de 40 servidores comissionados. Hoje, são mais de 120, e boa parte efetiva dos quadros do Estado.

A publicação traz novidades como os padrões ESG, que na sigla em inglês significa responsabilidade social, sustentabilidade e governança, sugeridos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Também reúne procedimentos para atender a Lei Geral de Proteção de Dados e condutas esperadas dos servidores, além de mapas e dicas sobre a CGE e seu entorno.

Segundo o controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, as orientações contidas na cartilha contribuem para fortalecer a governança. “O servidor bem orientado sobre as boas práticas tanto em relação ao trabalho como em relação à conduta esperada colabora na manutenção de ambiente laboral sadio”, afirmou.

Na cartilha, estão expostos os 10 Mandamentos da CGE, diretrizes estabelecidas para atuação do órgão e de seus servidores. “São orientações úteis a todo e qualquer órgão ou entidade, mas optamos por ressaltá-las, a fim de reforçar o compromisso com a integridade”, explicou o controlador-geral.

ACOLHIMENTO -Com o objetivo de diminuir a insegurança inicial, normal em novo ambiente trabalho, o servidor recém-chegado à CGE tem de forma rápida e fácil a estrutura do órgão e a informação sobre restaurantes e estacionamentos do entorno. A cartilha também informa as campanhas encabeçadas pela CGE e dicas de economia de luz, por exemplo.

A estratégia de acolhimento a novos servidores se fez necessária pela estrutura crescente da Controladoria-Geral e pela diversidade de conhecimentos prévios de cada indivíduo. “Toda pessoa admitida passa por curso a distância sobre as atividades da CGE. A cartilha vem complementar essas informações, com boas práticas nas relações com os colegas e com o ambiente de trabalho”, completou Siqueira.