CGE recebe 10 servidores efetivos e promove integração 23/05/2025 - 14:36

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) recebeu mais 10 servidores que passaram no último concurso público. Vindos da iniciativa privada e do serviço público eles passam a integrar o grupo de 124 servidores que atuam no órgão central do Sistema Estadual de Controle do Poder Executivo.
Nesta quinta-feira (22), os novos servidores participaram da integração promovida em parceria com a Escola de Gestão. “Este encontro foi idealizado para que todos se sintam integrados e cientes da importância da interligação entre as áreas de atuação”, afirmou a controladora-geral do Estado, Leticia Ferreira da Silva.
Ela abriu o evento, destacando que a CGE é essencial para a boa governança e eficiência da administração pública. “Temos que ter a consciência de que todos nós somos a Controladoria e que todas as coordenadorias, que são os nossos pilares, têm atuação transversal”, afirmou.
A missão da CGE de fomentar a ética e a probidade foi ressaltada pela controladora-geral. “Nossa gestão prioriza o ser humano e a diversidade. Somos todos servidores públicos; logo, nosso trabalho é servir à população com eficiência e assegurar o bom uso dos recursos públicos”, enfatizou, em sua fala para os novos servidores.
Em seguida, o coordenador ou representante de cada área da CGE apresentou sua respectiva coordenadoria e o núcleo administrativo. A intenção do acolhimento, organizado pela Coordenadoria de Desenvolvimento Profissional, foi proporcionar uma visão geral da Controladoria, para que todos se sentissem acolhidos e compreendessem a interligação das áreas.
Os novos servidores também conheceram o papel de cada núcleo setorial, apresentado pelos respectivos chefes. Esses núcleos são: Recursos Humanos, Fazendário, Planejamento, Comunicação e Integridade e Compliance.
A CGE foi criada pela Lei nº 17.745/2013, reunindo as funções de ouvidoria, controle interno e corregedoria, anteriormente desempenhadas por outros órgãos. Desde então, assumiu a responsabilidade pela transparência pública e, em 2019, com a criação do Programa de Integridade e Compliance, passou a coordenar essa atividade em todos os órgãos e entidades do Estado.
Atualmente, a CGE é composta pelas coordenadorias de Ouvidoria; de Transparência e Controle Social; de Controle Interno; de Integridade e Compliance; de Corregedoria; de Desenvolvimento Profissional e pelo Observatório da Despesa Pública. Essas unidades estão distribuídas nas Diretorias de Auditoria, Controle e Gestão e de Inteligência e Informações Estratégicas.