Integração no combate à corrupção é reforçada com medalha de honra ao mérito 03/03/2023 - 10:18

O primeiro dia de debates entre controladores-gerais da 7ª reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud) abordou a integridade e sua relação com a governança. Os participantes do grupo que debateu sobre controle interno nas instituições receberam Medalha de Honra ao Mérito, pelo combate à corrupção e à impunidade e na promoção da transparência pública.

Raul Siqueira, controlador-geral paranaense, destacou a integração entre órgãos de controle, nas esferas municipal, estadual e federal. Ele recebeu a medalha das mãos de Demétrio Farah, controlador-geral do Rio de Janeiro, estado que abriga o encontro nesta edição.

O tema proposto pela CGE-RJ é que a governança pública, por meio dos programas de integridade, seja ferramenta estruturante para a busca por investimentos privados e para a eficiência na gestão dos recursos públicos.

ESPERIÊNCIA – Nessa área o Paraná contribui com sua experiência da implantação do Programa de Integridade e Compliance e da edição de decretos que preveem verificações prévias (due diligence) em contratação de servidores por cargo de comissão e de fornecedores do Estado.

“O importante nesse momento é reforçarmos a integração entre os entes de controle interno e externo e entre as esferas de governo. Com essa união, as ferramentas criadas para proteger a administração pública serão maximizadas em sua eficiência e os resultados beneficiarão a sociedade como um todo”, declarou Siqueira.

A CGE do Rio defende que a integridade pública é uma das respostas estratégicas e sustentáveis à corrupção. Entre as ações propostas estão: unidades de gestão de integridade, integração de ferramentas de economia, cooperações técnicas e incentivo para estruturação de novos planos de integridade.

O Cosud foi criado em Belo Horizonte (MG), no dia 16 de março de 2019, e tem como objetivo principal consolidar a agenda de cooperação entre os governos do Sul e Sudeste, com temas que atendam às demandas econômicas, sociais e ambientais dessa região.

GALERIA DE IMAGENS