Paraná institui modelo de auditoria baseado em práticas internacionais 01/07/2022 - 14:46

O Paraná apresentou nesta quinta-feira (30) novas rotinas para auditorias e inspeções na gestão pública estadual. A resolução que define o referencial técnico foi assinada pelo controlador-geral do Estado, Raul Siqueira, no encontro do Conaci (Concelho Nacional de Controle Interno), em Porto Velho (Rondônia).

A necessidade de estabelecer uma organização sistêmica surgiu para dar conta da variedade de finalidade e de processos dos órgãos e entidade que compõem o Governo do Paraná. “Dada a diversidade de estruturas e complexidades próprias de cada setor, buscamos uma metodologia, apoiada em modelos e práticas internacionais de auditoria”, explicou Siqueira.

O referencial define princípios, conceitos e diretrizes para a auditoria interna e fornece a estrutura básica para o aperfeiçoamento a atividade. Essa harmonização dos procedimentos é essencial para avaliação da atuação dos agentes públicos e, por consequência, para a qualificação da gestão.

Conforme definido na resolução, a auditoria interna é uma atividade independente de avaliação e consultoria, desenvolvida com o objetivo de melhorar as operações de uma organização. A partir de uma abordagem sistemática e disciplinada é possível avaliar e melhorar a eficácia dos processos de governança, de gerenciamento de riscos e de controles internos.

Essa organização sistêmica está sujeita à orientação normativa, à supervisão técnica e à fiscalização da Controladoria-Geral do Estado, órgão central do sistema de controle interno na administração pública paranaense.

“Os procedimentos adotados inibem a prática da corrupção e tornam os processos mais resistentes a interferências externas. É uma ferramenta de gestão que traz mais integridade ao Estado do Paraná”, afirmou o controlador-geral do Estado.

CONACI - Siqueira participou da Reunião Técnica do Conaci nesta quinta e sexta-feiras (30 e 1º). O servidor paranaense Marlon Stafin, que trabalha na auditoria programada, participa, nesta sexta, da câmara técnica sobre o IA-CM, modelo internacional de auditoria interna aprovado pelo Banco Mundial e adotado pela Controladoria-Geral do Paraná.

Nessa edição da reunião técnica, os assuntos abordados são: “A Ética sob o Olhar da Filosofia“, “Controle Interno e Agenda ESG” e “Importância da ampliação do diálogo entre Controle Interno e Externo”, além das experiências estaduais na estruturação de fóruns de controle interno.