Programa de Integridade e Compliance é implantado na Secretaria de Estado da Segurança Pública 15/02/2021 - 14:44

Representantes da Controladoria-Geral do Estado (CGE) e da Secretaria da Segurança Pública (SESP) reuniram-se, na tarde desta quinta-feira (11/02), para a implantação do Programa de Integridade e Compliance na SESP. O programa é um dos mecanismos do Governo do Estado de combate à corrupção, transparência e confiabilidade da administração pública em benefício ao servidor e à instituição.

Para o andamento do processo é necessário o levantamento dos riscos e vulnerabilidades, aqueles que trazem impacto financeiro, estrutural e de segurança à instituição e ao servidor. Para isso, são coletadas informações dos servidores por meio de formulários, disponíveis em urnas físicas, urnas on-line (no site CGE). Também são coletadas informações da ouvidoria e de formulários do Controle Interno e, por fim, são realizadas entrevistas com os servidores.

Após a coleta das informações na SESP, o mesmo processo será aplicado nas instituições vinculadas (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica e Departamento Penitenciário). Ao final desse procedimento, será elaborado pela CGE, em parceria com a SESP, o Plano de Integridade, que contém um mapeamento das atividades ou métodos que podem apresentar  falhas ou vulnerabilidades, além de diretrizes para o andamento do trabalho e da eficiência na gestão. 

Para colaborar com a implementação das diretrizes internas, de acordo com a especificidade da instituição, a SESP conta com o Núcleo de Integridade e Compliance Setorial (NICS), que contém um agente de compliance, um agente de controle interno e um agente de ouvidoria e transparência. O núcleo é composto por servidores da instituição, que recebem orientação e apoio da CGE. Além disso são responsáveis pelo monitoramento, integridade e ética do Plano proposto.

COMO PARTICIPAR – Para a eficácia do Compliance, é necessária a participação dos servidores. Por isso, quatro Urnas estão expostas, no prédio da Segurança Pública (no 3º, 4º e 5º andar e no subsolo), para que os colaboradores possam apresentar suas sugestões ou apontamentos de eventuais irregularidades. Esse canal ficará disponível no prédio até o dia 28 de fevereiro. Também é possível acessar a Urna online (http://www.cge.pr.gov.br/Formulario/Urna-Online ). O processo é sigiloso e anônimo. Na sequência, serão iniciadas as entrevistas com cerca de 2.800 servidores, a qual será agendada previamente, em razão das medidas de proteção do coronavírus. 

Participaram da reunião, o diretor-geral da SESP, coronel João Alfredo Zampieri, a chefe de gabinete da SESP, delegada Luciana de Novaes e o chefe do Núcleo de Integridade e Compliance Setorial (NICS), major Wladimir Denkewski. Também estavam presentes, pela CGE, o diretor-geral, Luiz Fernando Neto de Castro, o coordenador de Compliance, Murillo de Almeida Santos e a agente de Compliance, Jessica Trombini de Camargo.

(do site da Sesp)

GALERIA DE IMAGENS