Programa de Integridade e Compliance lança mais um canal de manifestações 22/08/2019 - 15:32

A Coordenadoria de Compliance, da Controladoria-Geral do Estado - CGE, lançou mais um canal de comunicação para o recebimento de manifestações de empregados que identificarem vulnerabilidades a corrupção ou a atos ilícitos nos processos a que têm acesso. Foi concebida a “urna online”, pela qual, com garantia de anonimato, o servidor pode descrever suas constatações.

A novidade faz parte do Programa de Integridade e Compliance em implantação no Governo do Paraná. Por enquanto, nove órgãos já aderiram e receberam a visita de integrantes da Coordenadoria. Nesses locais, estão instaladas urnas físicas para formulários em papel, em que são feitas algumas perguntas para ajudar a identificar vulnerabilidades.

A urna eletrônica consiste no mesmo formulário online, que é enviado à CGE sem identificação do servidor, nem do computador em que foi preenchido. “A urna física é uma marca visível da adesão ao programa de compliance, mas a eletrônica dará mais privacidade ao servidor que quiser se manifestar”, comentou Raul Siqueira, controlador-geral do Estado. 

BARREIRAS - Em um dos campos do formulário, é solicitado que seja descrita atividades que podem impedir, atrasar, prejudicar ou evitar o atingimento de um objetivo. De maneira anônima, o servidor poderá relatar suas observações ou elencar apontamentos sobre processos que são passíveis de reformulações.

O link para o formulário online é encaminhado via e-mail aos servidores dos órgãos já integrados ao Compliance e está disponível no site da CGE. Para acessá-lo, basta entrar em www.cge.pr.gov.br, no menu Compliance e escolher Urna online. “Continuaremos a recolher os formulários em papel, pois há pessoas que se sentem mais à vontade dessa forma. Temos recebidos muitas manifestações de servidores preocupados em melhorar o serviço e prevenir atos ilícitos”, completou Marilis Molinari, coordenadora de Compliance.

INTEGRAÇÃO - Aderiram ao Programa as secretarias estaduais de Infraestrutura e Logística; do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas; do Planejamento e Projetos Estruturantes; do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo; da Comunicação Social e da Cultura; e da Justiça, Família e Trabalho; além do ParanaCidade; Departamento de Estradas de Rodagem (DER); e do Instituto de Águas do Paraná.